Os rendimentos do Tesouro dos EUA caíram na segunda-feira (24). À medida que os investidores se escondiam por causa de preocupações com a propagação do coronavírus pelo mundo, informou o site CNBC.
O rendimento do Tesouro dos EUA em 10 anos atingiu seu nível mais baixo desde julho de 2016. O rendimento dos títulos do Tesouro dos EUA em 30 anos atingiu níveis recordes. Quando o Dow Jones Industrial Average caiu mais de 800 pontos, entrou no mercado de títulos.
O rendimento da nota de referência do Tesouro em 10 anos caiu 10 pontos base, para 1.3688%. O rendimento do título do Tesouro em 30 anos despencou para 1,8238%. O rendimento de 10 anos atingiu uma baixa intradiária de 1,325% em 6 de julho de 2016, informou o CNBC.
“As preocupações com uma pandemia global catalisaram uma rotação intuitiva dos ativos de risco. E entraram em refúgios seguros para começar a semana”, disse em nota Ian Lyngen, chefe de taxas americanas do BMO Group.
Para ele, “o número mais importante no mercado do Tesouro dos EUA se tornou a marca de baixo rendimento recorde de todos os tempos”.
Os casos de coronavírus na Itália, Coreia do Sul e Oriente Médio levantaram preocupações sobre uma maior disseminação além da China. A Coreia do Sul teve nível mais alto de alerta, com mais de 760 pessoas infectadas. Além de um número de mortos, com total de sete.
Ao mesmo tempo, uma terceira pessoa morreu na Itália devido ao vírus, e o número de casos aumentou para mais de 150. O Conselho Nacional de Saúde da China registrou 77.150 casos confirmados no domingo e 2.592 mortes.
Rendimentos de queda
Até agora, os rendimentos dos títulos do Tesouro de 10 e 30 anos caíram quase 60 pontos-base. Os temores da corona, juntamente com a falta de inflação, fizeram com que os rendimentos dos títulos caíssem novamente. Os investidores também atribuem mudanças nas receitas às medidas de flexibilização dos bancos centrais em todo o mundo, diz o CNBC.
De acordo com a CME Group, agora os comerciantes têm uma oportunidade maior de cortar as taxas de juros na reunião de abril do Federal Reserve. Isso em meio a preocupações crescentes com o coronavírus. Até o final de 2020, o mercado também atribuirá 40% das três rodadas de demissões ao mercado.
O mercado de títulos mostra sinais de recessão há algum tempo. No verão passado, o yield de 10 anos caiu abaixo do yield de dois anos. E reverteu uma parte importante da curva de yield. As reversões têm sido um indicador confiável de recessão, uma vez que precedeu todas as recessões nos últimos 50 anos.
Embora as curvas de taxa de juros de 2 e 10 anos não sejam mais revertidas, o rendimento de 10 anos ainda é inferior à taxa de 3 meses. O Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos também está monitorando de perto essa parte da curva da taxa de juros. Com o intuito de procurar sinais de desaceleração.






