Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Quase três milhões de carros no Brasil podem ter airbags defeituosos

Quase três milhões de carros no Brasil podem ter airbags defeituosos

Os airbags defeituosos da Takata podem estar presente em quase três milhões de carros no Brasil. Os automóveis são de diversas marcas

Os airbags defeituosos da Takata podem estar presente em quase três milhões de carros no Brasil. Os automóveis são de diversas marcas e fazem parte de uma lista de mais de 5 milhões de carros convocados em recall desde 2013. As informações são do Procon-SP.

Em caso de acidente, esse defeito pode causar a quebra das peças de metal. Esta semana, a Honda confirmou a primeira morte do país devido a um mau funcionamento dos airbags. As montadoras identificaram 39 interrupções no Brasil.

O caso ocorreu em janeiro deste ano. O motorista era do Rio de Janeiro enquanto dirigia o New Civic LXS 2008, que foi chamado em 2015 para substituir os airbags. A vítima ignorou o telefone. O médico forense constatou que os componentes do insuflador quebraram anormalmente, causando ferimentos fatais ao motorista.

A montadora japonesa disse em comunicado: “Expressa suas sinceras condolências e solidariedade com as famílias e amigos das vítimas e presta cuidados e apoio à família”.

No Brasil, somente a Honda Motors feriu 16 pessoas devido a falha nos airbags. Segundo a Agência Estado, os carros superam os 5,4 milhões de veículos recuperados desde 2013.

Publicidade
Publicidade

Campanha sobre airbags

A Honda lançou uma campanha publicitária no Brasil, em 2019, mostrando uma das vítimas identificadas, Tiago Ferreira. Ele falou sobre seu acidente. Na época, ficou ferido no peito e em outras partes do corpo. A Honda alertou no vídeo que o proprietário do modelo de 2001 a 2015 precisa ir ao seu site e verificar se está no recall.

Os airbags fabricados pela Takata mataram mais de 20 pessoas na Austrália, Estados Unidos e Malásia. O dispositivo é o maior recall de carros da história mundial. Entre os anos 1990 e 2010, foram produzidos mais de 100 milhões de carros.

Contudo, no Brasil, 15 marcas foram lembradas entre 2010 e 2017. São eles: Audi, BMW, Chevrolet, Fiat Chrysler, Ford, Ferrari, Honda, Jeep, Mercedes, Mitsubishi, Nissan, Renault, Subaru, Toyota e Volkswagen.