A Petrobras (PETR3 E PETR4) informou, nesta quinta (27), que iniciou processo de venda da fatia de 51% de sua participação na Gaspetro (Petrobras Gás).
A empresa também comunicou, nesta quinta, que iniciou a etapa de venda de sua participação nos campos de Merluza e Lagosta, localizados em águas rasas na Bacia de Santos.
Venda de participação na Gaspetro
A Gaspetro é uma holding com participação societária em diversas companhias distribuidoras de gás natural, localizadas em todas as regiões do Brasil.
Em 2019, o volume total de gás distribuído foi de 29 milhões metros cúbicos por dia, atendendo cerca de 500 mil clientes, “por meio de uma rede de distribuição de mais de 10 mil km de gasodutos”.
“O quadro societário da Gaspetro é formado pela Petrobras, com 51% das ações, e pela japonesa Mitsui Gás e Energia do Brasil Ltda., com 49% restantes das ações”, lembra a companhia.
São esses 51% de participação que serão vendidos.
Plataforma mais antiga na Bacia de Santos
A empresa também deu anunciou o início da venda de participação em dois campos na Bacia de Santos.
A plataforma fixa de Merluza opera desde 1993, a 135 metros de profundidade. É a mais antiga em operação na Bacia de Santos
Foi instalada para a produção de gás natural e condensado do campo.
“Desde abril de 2009 a unidade marítima também é responsável pela produção de gás natural e condensado do campo de Lagosta”, explica a Petrobras.
Produção média
A produção média dos campos, em 2019, foi de 3,6 mil barris de óleo equivalente por dia.
A Petrobras é, atualmente, a concessionária exclusiva das duas concessões.
A companhia reforça ainda, em nota, que a operação está “alinhada à otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor para os seus acionistas.”
LEIA MAIS:
Copel (CPLE6) e Petrobras (PETR3) fecham acordo de gás
Fitch eleva nota de crédito stand-alone da Petrobras (PETR3 PETR4)






