O índice de preços de gastos com consumo (PCE na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que é um importante indicador de inflação, teve alta de 0,1% na comparação com dezembro. E alta de 1,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado aguardado pelo mercado era de 0,2%.
O núcleo do PCE, que exclui alguns alimentos e energia, também ficou em 0,1%. O núcleo do PCE é a medida de inflação usada pelo Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Bureau of Economic Analysis (BEA), escritório de estatísticas do Departamento de Comércio dos EUA.
PCE: gastos abaixo do esperado
Os gastos dos norte-americanos ficaram abaixo do esperado: US$ 29,6 bilhões. O crescimento foi de apenas 0,2%. Analistas consultados pela Reuters aguardavam 0,3% de aumento em janeiro. O aumento é menor do que o observado em dezembro, de 0,4% – revisado para cima; era de 0,3% anteriormente.
Renda pessoal sobe
Já a renda pessoal dos americanos subiu em janeiro. E mais do que era aguardado pelo mercado. A renda pessoal aumentou US$ 116,5 bilhões, com alta de 0,6%. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal esperavam uma alta de 0,4%.






