Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Novo marco regulatório do setor elétrico pode ser votado em março

Novo marco regulatório do setor elétrico pode ser votado em março

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado pode votar novo marco regulatório do setor elétrico, no próximo dia 3 de março

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado pode votar novo marco regulatório do setor elétrico, no próximo dia 3 de março. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 232/2016 prevê um mercado livre de energia. Com isso há apossibilidade de portabilidade da conta de luz entre as distribuidoras. O relatório é de autoria do senador Marcos Rogério (DEM-RO).

O texto diz que os consumidores de cargas superiores a 3 mil kW (quilowatts) de energia poderão escolher livremente seu fornecedor.

No substitutivo, o relator adequa o PLS 232/2016 a uma portaria do Ministério de Minas e Energia (MME). Esta estabelece o cronograma para a ampliação do mercado livre. Isso para consumidores de energia elétrica com carga acima de 500 kW.

Portanto, o requisito mínimo de 3 mil kW será reduzido gradualmente ao longo dos anos. Atingindo todos os consumidores após seis anos e meio de vigência da lei.

O senador Marcos Rogério alterou diversos pontos da proposta original, apresentada pelo ex-senador Cássio Cunha Lima (PB). Ele sugeriu, por exemplo, o aumento do valor da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) e o pagamento de uma quota anual à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para a prorrogação da autorização de funcionamento de usinas termelétricas e hidrelétricas. .

Publicidade
Publicidade