Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Mortes pelo coronavírus Covid-19 ultrapassam 2 mil

Mortes pelo coronavírus Covid-19 ultrapassam 2 mil

Mortes pelo coronavírus Covid-19 ultrapassam 2 mil vítimas; número de casos sobe a 75 mil; OMS faz estudo e 80% dos pacientes são casos leves

Na última atualização feita pelo Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, Estados Unidos, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mostra que o número de vítima fatais em decorrência do Covid-19 passou de 2 mil. No boletim de 21:30h, horário de Brasília, da terça-feira (18), eram contabilizadas 2.008 mortes.

Dessas fatalidades, apenas cinco aconteceram fora da China continental: em Taiwan, Hong Kong, Filipinas, Japão e França, a única fora do continente asiático.

Os casos confirmados ultrapassam e muito a estimativa de 15 dias atrás. No domingo, dia 2 de fevereiro, eram 9 mil casos confirmados e outros 58 mil ainda estavam endo testados. Nessa última atualização, já são 75.162 confirmados, sendo 74.149 pacientes só na China continental.

Fora da China, o maior número de infectados está no navio de cruzeiro Diamond Princess, ancorado no porto de Yokohama, no Japão. São 542 pessoas doentes, que já deixaram o navio. Inicialmente, eram 3,7 mil a bordo, entre passageiros e tripulantes. Os contaminados vão sendo retirados da embarcação para tratamento. O resto permanece em quarentena.

Na segunda-feira (17), mais de 300 cidadãos americanos e familiares foram retirados do navio e levados de avião para os Estados Unidos. Entre eles, 14 estavam contaminados, o que aumenta a preocupação da OMS por disseminação.

Publicidade
Publicidade

Fora da China

Outros 28 países têm casos confirmados. O mais recente foi o Egito, que tem agora um paciente. É o primeiro país africano nessa situação. Os únicos continentes ainda sem casos são a América Central e a América do Sul.

Singapura segue como segundo país com maior número de infectados, 81; seguido do Japão, com 74; de Hong Kong, com 62; Tailândia, com 35; Coreia do Sul, com 31; e Estados Unidos, com 29.

No Brasil, o Ministério da Saúde acompanha cinco casos de pacientes com suspeita de infecção pelo Covid-19. São duas suspeitas a mais do que no boletim divulgado pelo ministério na segunda-feira (17). Todos estiveram na China, mas nenhum deles na cidade de Wuhan, epicentro da doença.

“Entraram mais dois casos de São Paulo, então permanecem os dois de ontem e dois novos em São Paulo e o do Rio Grande do Sul”, disse em coletiva à imprensa o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabardo.

Recuperados do Covid-19

Apesar dos números assustadores, a OMS informou nessa segunda-feira (17) que a maioria dos casos confirmados do novo coronavírus, ou seja, 80,9%, é leve. Base de dados oficiais da China mostrou que os casos mais graves do Covid-19, que incluem insuficiência respiratória, choque séptico e falência múltipla dos órgãos e leva à morte, atingiu apenas 5% dos infectados.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da OMS, pareceu menos preocupado dessa vez: “parece que o Covid-19 não é tão mortal quanto outros coronavírus, incluindo Sars e Mers”. A mortalidade está concentrada em idosos com mais de 80 anos e pacientes com outras doenças associadas, principalmente as cardiovasculares.

Por isso, o número de recuperados também sobe com velocidade. No último boletim divulgado, o mesmo que apontou as mais de 2 mil mortes, já eram 14.360 pessoas recuperadas.

LEIA MAIS
OMS pede US$ 675 milhões para financiar combate ao coronavírus

Planos de saúde mantém estáveis os números de beneficiários em 2019