Em coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (26), o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus. Trata-se de paulistano de 61 ano que voltou da Itália. Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mendetta, o paciente “passa bem e está em casa”.
O Brasil possui, neste momento, 20 casos suspeitos e 59 descartados.
O ministro da Saúde reforçou declarações que havia dado mais cedo sobre o vírus. Mendetta disse que a partir de agora deve-se monitorar o vírus e como ele vai se comportar no Hemisfério Sul. “É um vírus novo, ele pode manter ou não o mesmo padrão de contaminação do Norte”, explicou o ministro.
Sobre o controle de fronteiras e o Covid-19, o ministro da Saúde disse que isso é muito difícil e deu o exemplo do voo que trouxe o paciente infectado ao Brasil, que saiu da Itália, passou pela França e veio ao Brasil, que permanece em Estado de emergência sanitária.
Por fim, o ministro ressaltou que, todos aqueles que passaram por países onde há presença de coronavírus, devem se apresentar em alguma unidade do SUS ou informar o seu plano de saúde para que os devidos exames sejam realizados.
Coronavírus se espalha pela Coreia do Sul
Na manhã desta quarta-feira (26), o governo da Coreia do Sul informou que há 169 novos casos de coronavírus e, com isso, o número total de infectados foi para 1.146, a maioria deles em torno da cidade de Daegu, no Sudeste do país. Até este momento, 13 pessoas morreram devido a doença no país.
A Coreia do Sul é o país, depois da China, com o maior número de casos de infecção por coronavírus.






