CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, pediu mais uma vez a regulamentação da Big Tech, mesmo que isso afete os resultados das suas próprias empresas, em um artigo publicado último domingo (16), pelo The Financial Times.
Zuckerberg exige a regulação para as empresas tecnológicas e defendeu a criação de um imposto digital global, principalmente para as chamadas “big techs”, que incluem Facebook, Google e Amazon. O CEO já reiterou seus argumentos em favor de leis que abrangem principalmente quatro áreas: eleições, conteúdo nocivo, privacidade e portabilidade de dados.
“Não acho que as empresas privadas devam tomar tantas decisões sozinhas quando tocam em valores democráticos fundamentai (…) Temos que equilibrar a promoção da inovação e da pesquisa contra a proteção da privacidade e segurança das pessoas”, escreveu o co-fundador do Facebook.
O fundador da rede social ainda alertou que a regulamentação poderia ter “consequências não intencionais, especialmente para pequenas empresas que não podem fazer análises e marketing sofisticados de dados por conta própria”.
“Se a regulamentação dificulta o compartilhamento de dados e o uso dessas ferramentas, isso pode prejudicá-los desproporcionalmente e, inadvertidamente, beneficiar empresas maiores que podem (…) Ainda assim, em vez de confiar em empresas individuais para definir seus próprios padrões, nos beneficiaríamos de um processo mais democrático”, disse,
O CEO do Facebook está viajando pela Europa, onde se reúne, em Bruxelas, com os comissários da União Europeia (UE) para Concorrência, Margrethe Vestager, para Justiça, Vera Jourová, e para Indústria, Thierry Breton, para debater o papel regulatório que os Estados podem ter com as empresas tecnológicas.
Em uma das suas reuniões, Zuckerberg falou sobre que tipo de regulamentação ele imaginava: “No momento, existem duas estruturas que acho que as pessoas têm para as indústrias existentes – há jornais e mídia existente, e há o modelo do tipo ”telco”, que é ‘os dados fluem através de você’, mas você não responsabilizará uma empresa de telecomunicações se alguém disser algo prejudicial em uma linha telefônica. Na verdade, acho que devemos estar em algum lugar”, afirmou ele.
Zuckerberg também disse que apoiaria planos para empresas de tecnologia pagarem mais impostos na Europa. “Aceitamos que isso possa significar que temos que pagar mais impostos e pagá-los em diferentes lugares sob uma nova estrutura”, disse ele.





