O candidato Luis Lacalle Pou, que disputou o pleito presidencial no Uruguai por um partido de direita, teve sua vitória apontada como definitiva pela Corte Eleitoral do país.
O resultado sobre o rival Daniel Martínez decretou o fim de um período de 15 anos da esquerda no poder e já foi reconhecido até mesmo pelo candidato derrotado.
“Meu reconhecimento e obrigado a todos os homens e mulheres que estão defendendo os votos e a democracia em cada mesa nos dias de hoje. Meu pensamento está com vocês”, escreveu o novo presidente em sua conta no Twitter.
A posse de Lacalle Pou está marcada para o dia 1º de março de 2020 e deverá contar com a presença do presidente Jair Bolsonaro, algo que não aconteceria se o vencedor fosse o partido rival.
A vitória de Lacalle Pou, no entanto, não foi tão simples, com uma diferença de pouco mais de 1 ponto percentual sobre o adversário (48,71% contra 47,51%).
A margem era tão pequena que as autoridades evitaram anunciar um vencedor logo após o término da votação, mesmo com a boca de urna apontando para o resultado que acabou se concretizando. A Corte Eleitoral decidiu recontar os votos.
Apesar da vitória, quase metade da população uruguaia apoiou o candidato da esquerda, Daniel Martínez, mostrando que, mesmo com a confirmação da alternância no poder, o país seguirá dividido e com forte oposição dentro e fora do governo.
Perfil do novo presidente
Luis Lacalle Pou tem 46 anos e desde os 24 se dedica à política, tendo exercido anteriormente cargos de deputado e senador. É formado em Direito, mas nunca exerceu sua profissão, deixando clara sua preferência pelo mundo político.
Lacalle Pou foi nascido e criado em berço com ambiente político. O novo presidente uruguaio é filho do ex-presidente Luis Alberto Lacalle, que governou de 1990 a 1995, e da ex-senadora Julia Pou. É ainda bisneto de Luis Alberto de Herrera, um dos políticos mais influentes da história do Partido Nacional.
Essa foi a segunda vez que Lacalle Pou concorreu à presidência do país. Na primeira, em 2014, acabou derrotado pelo candidato da Frente Ampla, Tabaré Vásquez.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.





