Na terça-feira (12), foi realizada uma audiência no Congresso dos Estados Unidos, para apresentar um relatório sobre política monetária. O presidente do Fed, Jerome Powell, foi acusado durante a audiência de que poderia estar recebendo uma pressão indevida. Vinda do bilionário Jeff Bezos junto a Ivanka Trump. Filha do presidente norte-americano, Donald Trump.
A questão levantada na audiência foi, que tipo de laços Powell possui com o fundador da Amazon, Jeff Bezos e Ivanka Trump? E como esses laços podem influenciar ou comprometer a independência do Fed? A filha de Donald Trump, Ivank Trump acompanhou a audiência com o marido, Jared Kushner. Junto também a um assessor especial da Casa Branca.
A legisladora, Katie Porter questionou Powell: “Pode o senhor imaginar que participar de uma luxuosa festa na casa de 23 milhões de dólares de Jeff Bezos, ao lado de Jared e Ivanka e o presidente executivo do JP Morgan Chase, Jamie Dimon, poderia dar a impressão ao público de que não é imune às pressões externas?”
Powell teve de se explicar, devido a ter participado de uma festa organizada por Jeff Bezos, após o jantar anual do Alfalfa Club, uma tradição de Washington realizada a cada último sábado de janeiro. A legisladora questionou Powell, devido a um episódio que ocorreu em 2018 e poderia estar ocorrendo novamente.
Em 2018, José Andrés, famoso chefe e ativistas de causas humanitárias, foi excluído de uma pós-festa do Alfafa Club. A qual, Ivanka Trump participava. Supostamente, segundo a Reuters, devido a suas posições críticas a Donald Trump.
O que disse Powell em relação ao evento
Ao responder o questionamento da legisladora, Powell falou que não conversou com Bezos, nem com Ivanka Trump. Declarou que a sua presença acabou criando uma impressão de influência indevida.
No final da audiência, a legisladora finalizou deixando claro a Powell: “Eu apenas sugeriria que a participação nesse tipo de evento com essas pessoas é inconsistente. Há muitas pessoas que gostariam de ter a oportunidade de influenciar as decisões do Fed”.





