Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
IPC da Fipe aponta aceleração da Inflação na cidade de São Paulo

IPC da Fipe aponta aceleração da Inflação na cidade de São Paulo

A inflação em São Paulo teve alta de 0,27% na segunda quadrissemana de fevereiro. É o que aponta o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe.

A inflação em São Paulo teve alta de 0,27% na segunda quadrissemana de fevereiro, acelerando em relação à semana anterior. É o que aponta o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), divulgado nesta terça-feira, 18, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Na última semana, a variação havia sido de 0,19%.

Dos itens que compõem o índice, altas verificadas em Habitação (de -0,17% para 0,16% em uma quadrissemana), Saúde (de 0,25% para 0,40%) e Despesas Pessoais (de -0,58% para -0,45%).

Alimentação teve queda de 0,42% na primeira quadrissemana para 0,40%; Transportes, de 0,85% para 0,68%; Vestuário, de 0,01% para -0,02%; e Educação, de 2,51% para 1,80%.

Inflação em São Paulo: queda em relação a janeiro

No entanto, apesar da aceleração, se observado o desempenho do IPC-Fipe na comparação das quadrissemanas de janeiro e fevereiro, houve quedas significativas na inflação. Confira abaixo a variação dos itens e do índice geral ao longo das últimas quadrissemanas.

Publicidade
Publicidade

Além disso, na comparação com a mesma quadrissemana do ano anterior, também houve queda: a variação foi de 0,58% em 2019 e, agora, é de 0,27%.

inflação em São Paulo

Entenda o índice

O Índice de Preços ao Consumidor do Município de São Paulo é o mais tradicional indicador da evolução do custo de vida das famílias paulistanas e um dos mais antigos do Brasil. ,

Começou a ser calculado em janeiro de 1939 pela Divisão de Estatística e Documentação da Prefeitura do Município de São Paulo.

Em 1968, a responsabilidade do cálculo foi transferida para o Instituto de Pesquisas Econômicas, vinculado ao Departamento de Economia da USP e, posteriormente em 1973, com a criação da Fipe, para esta instituição.

Ele estima as variações do custo de vida das famílias com renda familiar entre 1 e 10 salários mínimos.