Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Indústrias de pequeno porte melhoram situação financeira, diz CNI

Indústrias de pequeno porte melhoram situação financeira, diz CNI

As pequenas indústrias confirmaram a tendência diante da leve aceleração da economia e registraram bom desempenho no 4ºTRI 2019, diz pesquisa da CNI.

As pequenas indústrias confirmaram a tendência diante da leve aceleração da economia e registraram bom desempenho no quarto trimestre de 2019. A constatação é do Panorama da Pequena Indústria, pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

As empresas de pequeno porte apresentaram um Índice de Desempenho de 47,4 pontos em dezembro. É o maior patamar para o mês desde o início da série histórica, em 2012. A pesquisa também revela que a situação financeira das pequenas empresas melhorou no quarto trimestre de 2019. Assim, o indicador alcançou 41,1 pontos, valor 2,9 pontos acima do registrado no 4º trimestre de 2018 e 3,8 pontos da média histórica do índice.

“A pesquisa mostra o caminho para acelerar o crescimento das pequenas empresas. Os entraves apontados como principais impedimentos para o aumento da atividade do setor deixam claros os ajustes a serem feitos para fomentar os negócios” afirma o economista da CNI, Marcelo Azevedo.

Entre os principais problemas, destaque para a elevada carga tributária independentemente do segmento industrial. Na sequência aparecem a demanda interna insuficiente, competição desleal e falta de capital de giro.

Desde meados de 2017, a situação financeira da pequena indústria vinha oscilando perto da série histórica, sem sequências positivas. Assim, com os crescimentos registrados no terceiro e quarto trimestre, o indicador descolou um pouco da média histórica.

Publicidade
Publicidade

 

Perspectivas são favoráveis, aponta CNI

Os dados da CNI revelam que a perspectiva para 2020 é positiva. O Índice de Perspectivas aumentou de 50,9 pontos em dezembro de 2019 para 53,1 pontos em janeiro de 2020. O indicador encontra-se bem acima da média histórica, hoje em 45,6 pontos e 0,8 ponto acima do registrado em janeiro de 2019.

O Panorama da Pequena Indústria também analisa o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) da pequena indústria. Ou seja, a confiança reforça a perspectiva positiva dos empresários e permanece alta. Em janeiro de 2020, esse indicador ficou em 63,4 pontos, uma alta de 1,2 ponto na comparação com o registrado em dezembro de 2019. O indicador segue 10,8 pontos acima de sua média histórica.