Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Governadores querem rápida aprovação do Fundeb permanente

Governadores querem rápida aprovação do Fundeb permanente

A permanência do Fundeb já é analisada como PEC por uma comissão especial na Câmara. Os governadores pedem urgência na aprovação do fundo.

Em reunião ontem (11), o Fórum Nacional de Governadores requisitou que a PEC 15/15, pela permanência do Fundeb, seja aprovada imediatamente. O encontro ocorreu em Brasília e o pedido foi direcionado, em carta, aos deputados federais. A urgência se dá com a proximidade do encerramento do fundo, prevista para o final deste ano.

Quem representou os líderes estaduais na entrega do documento foi a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. O qual foi recebido pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), relatora do processo de permanência do Fundeb. Assim como pelo deputado Bacelar (Pode-BA), que preside a comissão especial na Câmara. E pelo relator da pauta similar no Senado, a PEC 65/19, senador Flávio Arns (Rede-PR).

Por sua vez, a Professora Dorinha conta com a palavra de Rodrigo Maia, para levar a matéria à votação na Casa até o final de março. “Tenho o compromisso do presidente da Câmara”, declarou à reportagem oficial do legislativo. Em sua proposta que será votada, a deputada sugere um maior comprometimento do governo federal com o custeio da educação básica.

Para ela, o texto já está pronto para ser votado, tanto na Câmara e no Senado, quanto na comissão. E ainda esclareceu o envolvimento dos parlamentares na pauta. “O senador Flávio Arns tem trabalhado conosco desde maio.” No entanto, o cenário é diferente ao se tratar da negociação com o governo. Mas, a deputada pondera que “a partir da apresentação do texto, o governo deve se posicionar.”

Reforço dos governadores

Segundo a Professora Dorinha, a solicitação dos governadores representa um reforço à premência de levar o tema à aprovação. Além de fortalecer reivindicações relevantes, como o envolvimento mais amplo da União nas contas da educação básica.

Publicidade
Publicidade

Atualmente, a implicação da verba governamental para a educação básica equivale a cerca de 10% do orçamento. Só para exemplificar, em 2019, de R$ 150 bilhões provenientes do Fundeb, R$ 14 bilhões saíram da folha da União. Deste modo, a Professora Dorinha defende uma ampliação para 30% de participação, com um plano de implantação de até dez anos