Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Febraban apoia a iniciativa do Pix do Banco Central

Febraban apoia a iniciativa do Pix do Banco Central

Febraban apoia a iniciativa do Pix do Banco Central, favorável a medidas que reduzam a necessidade de circulação de dinheiro em espécie

O Banco Central (BC) anunciou nessa quarta-feira (19) sua marca de pagamento instantâneo, batizada de Pix, e a Febraban divulga nota de apoio à iniciativa. O lançamento oficial está previsto para novembro, mas os testes e homologação começam já no mês que vem. O novo sistema de pagamento instantâneo confirmará as transações em poucos segundos, sem restrições quanto à data ou hora do dia. O modelo é uma tendência mundial que já está totalmente ativo em 45 países.

“A definição do nome da marca, já agora em fevereiro, demonstra o comprometimento do Banco Central do Brasil em lançar o Pix em novembro deste ano”, disse o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello.

Nota da Febraban

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) soltou nota dizendo que a instituição e “os bancos colaboraram e apoiam o Banco Central para o desenho do sistema de pagamentos instantâneos, que começará em novembro de 2020 no Brasil, batizado de Pix e lançado hoje pelo Bacen (Banco Central)”.

“Com o Pix”, segue a nota, “será possível enviar e receber dinheiro durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, em transações entre pessoas, empresas e governo, de forma fácil, simples e instantânea”.

A ideia do novo sistema é que as transações possam ocorrer inclusive aos finais de semana, feriados e a qualquer hora do dia, independente de horários bancários.

Publicidade
Publicidade

“A Federação é favorável a medidas que reduzam a necessidade de circulação de dinheiro em espécie, que somente de custo de logística totalizam cerca de R$ 10 bilhões ao ano em gastos. Também apoia a iniciativa que irá aumentar a inclusão financeira no país, estimular a competitividade e aprimorar a eficiência no mercado de pagamentos”, diz a entidade.

Inovação

Segundo Leandro Vilain, diretor de Negócios e Operações da Febraban, o Pix é “uma inovação que trará mais segurança e conveniência ao consumidor em suas transações financeiras. Essa medida é condizente com os investimentos que o setor bancário vem fazendo em modernização tecnológica, de aproximadamente R$ 19,5 bilhões anuais”.

Para aderir ao PIX, os bancos brasileiros irão investir recursos adicionais em infraestrutura, tecnologia e segurança para padronizar e organizar um sistema dentro um ambiente de comodidade e confiabilidade para o cliente.

“Os provedores de serviços de pagamento estão trabalhando com o Banco Central para que as transações tenham o menor custo possível para o consumidor”, afirma Vilain.

O consumidor só precisa estar atento ao fato de que cada instituição irá definir suas tarifas, de acordo com sua política de negócios.

LEIA MAIS
Pix é o nome da plataforma de pagamento instantâneo que o Banco Central lança nessa quarta