Foram apresentados os dados pelo FGV e o Instituto Brasileiro de Economia sobre as exportações na quinta-feira (20). Comparando os meses de janeiros de 2020 e 2019, as exportações recuaram 19,8%. As importações também tiveram uma queda, em janeiro de -1,3%. Segundo informações do ICOMEX, do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE).
De acordo com o IBRE, os acontecimentos de janeiro sinalizam e também reforçam uma tendência. Sobre uma redução no déficit da balança comercial para este ano. O pior desempenho de exportação comparado às importações no mês de janeiro, pode ser explicado pelo índice de volume. A respeito das exportações, caírem 19,3%, e as importações aumentaram 2,0%.
Em comparação aos preços, houve uma diferença de maior recuo nas importações com -3,2%. Comparado a -0,6% das exportações. Entretanto, a piora das exportações acabou abrangendo tanto vendas das commodities (-12,1%), quanto das não commodities (-28,2). Isso em termos de volume, mas os preços das exportações de commodities tiveram uma variação positiva, em 1,2%.
Segundo os dados apresentados pelo IBRE, na indústria todos os setores tiveram queda no volume exportado e também nos preços. Sendo este o pior desempenho da extrativa, em -28,6%. Mas comparando 2019 e 2018, no mês de janeiro houve a variação positiva em volume em todos os setores. O resultado positivo também se aplicou a janeiro de 2018 e 2017. Menos a respeito da indústria extrativa, com queda de 1,2%.
Nesse início de ano, a desaceleração do comércio mundial refletiu nos indicadores de volume. Apenas a indústria de transformação, no caso de importação, teve uma variação positiva em comparação de janeiro de 2019 e 2020. Em relação a valores, não houve um indício pelos resultados de uma tendência comum entre todos os setores.






