Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Eduardo Sampaio defende fim de monopólio da Casa da Moeda

Eduardo Sampaio defende fim de monopólio da Casa da Moeda

O presidente da Casa da Moeda, Eduardo Sampaio, anunciou na última quarta-feira (12), em audiência pública promovida pela comissão mista,

O presidente da Casa da Moeda, Eduardo Sampaio, anunciou na última quarta-feira (12), em audiência pública promovida pela comissão mista, que analisa as Medida Provisória 902/19 (MP) que retira da Casa da Moeda o monopólio na fabricação de papel moeda, moedas metálicas e passaportes, que a empresa gasta muito com seus funcionários e precisa ser modernizada. As informações são da Agência Senado.

“Temos em torno de 500 funcionários a mais do que deveríamos ter, mas faltam profissionais com qualificações em áreas de novos produtos, produtos digitais. A gente poderia estar crescendo nessa linha de produtos, rastreabilidade, que é uma linha de negócio interessante. A gente vem fazendo esforços para desenvolver, mas achamos que para obter resultados rápidos nesse sentido, a empresa precisa fazer algum tipo de parceria com empresas privadas”, disse Sampaio sobre a modernização da Casa da Moeda, que depende do apoio de empresas privadas.

O Secretário Especial de Desestatização, Salim Mattar, reiterou a intenção do governo de reestruturar a empresa para melhorar a qualidade do serviço e disse que acabar com o monopólio da produção de papel-moeda pode ajudar a reduzir custos.

“Nós queremos desonerar o cidadão. É histórico que todo monopólio se torna ineficiente, improdutivo, porque não tem concorrência e acaba se perdendo”, avaliou.

A MP 902 afirma que até 2023, a produção de moedas e passaportes estará sob a responsabilidade da Casa da Moeda e a Receita Federal será responsável por habilitar e definir parâmetros para empresas com as mesmas funções que as empresas estatais. A medida também cancelou o direito exclusivo da Casa da Moeda de imprimir selos e controle financeiro sobre a fabricação de cigarros.

Publicidade
Publicidade