Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Economia chinesa deve se recuperar em breve, diz Reuters

Economia chinesa deve se recuperar em breve, diz Reuters

Economia chinesa deve se recuperar em breve, diz Reuters. Era esperado para o primeiro trimestre de 2020 queda para 4,5% contra 6,0% no trimestre anterior.

Uma equipe de economistas sondados pela Reuters previa queda no crescimento anual da economia chinesa. Conforme o divulgado era esperado para o primeiro trimestre de 2020 queda para 4,5% contra 6,0% no trimestre anterior.

Esta queda deverá arrastar a taxa de crescimento do ano inteiro em 2020 para 5,5% face aos 6,1% de 2019. A mais fraca desde pelo menos 1990, quando começaram os registros.

Ainda assim, os economistas estavam otimistas de que a economia chinesa recuperasse logo no segundo trimestre. Prevendo-se que o crescimento recupere para uma mediana de 5,7%, de acordo com a sondagem.

O coronavírus foi detectado inicialmente na cidade chinesa de Wuhan, um centro importante com população de quase 11 milhões.

Até agora a epidemia já provocou mais de 1.300 mortes na China. Isto supera as mortes causadas pelo surto de SARS em 2002-03 que matou 774 pessoas em todo o mundo.

Publicidade
Publicidade

Para Freya Beamish, economista-chefe da Ásia no Pantheon, em Londres “Ninguém sabe os danos que os esforços de contenção de vírus da China terão no crescimento, e provavelmente nunca saberemos, dada a opacidade das estatísticas. Calculamos que o crescimento real do PIB ficará abaixo dos 2% no 1º trimestre, de 4,0% no 4.º trimestre, que já foi substancialmente inferior aos 6,0%oficiais”. As informações são da Reuters.

Entre os analistas, a quem acredite em uma rápida contração do coronavírus e melhora da economia chinesa.

“Acho que o vírus estará sob controlo em abril. No entanto, no pior dos cenários, o crescimento pode cair para 2-3% no primeiro trimestre e para 5% em 2020”, disse Bingnan Ye, analista macroeconômico sênior do Bank of China International, em Pequim.

A previsão para 2020 correspondeu ao resultado mediano dos piores casos e alinhava-se com a previsão do Governo chinês para que a taxa de crescimento da economia caísse até 1 ponto percentual em 2020.