Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Debate sobre privatização atrasa plano de negócios da Eletrobras (ELET3 ELET6)

Debate sobre privatização atrasa plano de negócios da Eletrobras (ELET3 ELET6)

A incerteza sobre a aprovação do PL, que prevê a desestatização da companhia está atrasando o plano diretor de negócios (PDNG) da estatal para 2020-2024.

A privatização da Eletrobras (ELET3 ELET6) é uma das grandes prioridades da gestão Bolsonaro no campo econômico neste ano. Mas a incerteza sobre a aprovação do projeto de lei 5.877/2019 ainda em 2020, que prevê a desestatização da companhia, não avançou no Congresso Nacional. Essa indefinição está atrasando o plano diretor de negócios e gestão (PDNG) da estatal para 2020-2024, previsto para começar no fim de 2019, conforme informou o jornal Valor Econômico. 

Segundo fontes ouvidas pelo Valor Econômico, a estimativa de investimentos em 2020 e nos próximos anos, vai depender da celeridade do processo de privatização ainda neste ano. O Conselho de Administração da empresa somente irá aprovar investimentos alinhados com a capacidade financeira atual da companhia, ressaltando que o investimento deve superar R$ 3,5 bilhões do ano passado, mas abaixo do que seria possível se a Eletrobras fosse capitalizada.

Dificilmente, o PL de desestatização da Eletrobras será aprovado em 2020. Isso porque a Câmara ainda vai iniciar a discussão acerca do projeto e que, se aprovado, ainda deve passar pelo Senado. Caso os senadores realizem alguma modificação no texto, o mesmo deve retornar à Câmara para nova deliberação. Além disso, os parlamentares não estarão dispostos a debater um assunto politicamente sensível no 2º semestre, durante as eleições municipais, conforme reportagem do Valor Econômico.