Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Diesel da Petrobras (PETR4) acumula queda de 18% neste ano

Diesel da Petrobras (PETR4) acumula queda de 18% neste ano

A Petrobras (PETR4) irá diminuir o preço médio do óleo diesel nas refinarias em 5% a partir de hoje (29), atingindo redução de 18% em 2020.

A Petrobras (PETR4) irá diminuir em 5% o preço médio do óleo diesel nas refinarias a partir de hoje (29), atingindo redução de 18% em 2020. A estatal vem acompanhando as reduções nas cotações do petróleo em meio ao aumento do medo sobre a desaceleração da economia mundial devido ao coronavírus.

Já a gasolina será reduzido em 4% nas refinarias, totalizando queda de 12% neste ano, de acordo com a empresa e dados compilados pela Reuters.

“O ajuste está em consonância com a queda de preços no mercado internacional. O coronavírus levou a uma retração muito grande dos preços (de petróleo e combustíveis) nos últimos dias, e isso estava trazendo uma defasagem grande do preço doméstico em relação ao importado”, informou o chefe da área de óleo e gás da consultoria INTL FCStone, Thadeu Silva.

Mas, os preços nos postos de combustíveis não refletem na mesma proporção as quedas nas refinarias.

RECUO MENOR NAS BOMBAS

Publicidade
Publicidade

De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o valor médio do óleo diesel nos postos tinha acumulado redução de aproximadamente 2% em 2020, ante queda de 13,8% nas refinarias (sem a diminuição de sábado).

Enquanto isso, o preço médio da gasolina nas bombas apresentou redução acumulada de 0,5 em 2020 até a última semana, contra uma diminuição de 8,6% vendido pela Petrobras nas refinarias.

As reduções nos preços da estatal traduzem o princípio da paridade de importação, que considera os preços praticados no mercado internacional mais os custos de importadores, como taxas portuárias e tra

Os cortes de preços da petroleira estatal refletem a política que segue o princípio da paridade de importação, que leva em conta preços no mercado internacional mais os custos de importadores, como transporte e taxas portuárias, com impacto também do câmbio.

O repasse de ajustes dos combustíveis nas refinarias para o consumidor final nos postos não é imediato e depende de diversos fatores, como consumo de estoques, impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis.