O Consulado-Geral do Brasil em Milão, Itália, está monitorando o impacto da epidemia do novo coronavírus entre a comunidade brasileira nas áreas afetadas. Em nota, o órgão informou que “continua a acompanhar com atenção os desdobramentos relativos à epidemia do Covid-19 (Coronavírus) no Norte da Itália”.
A Itália já registrou ao menos 219 casos de coronavírus e sete mortes, segundo os últimos relatos. O governo italiano colocou ao menos 11 cidades no norte do país sob quarentena numa tentativa de conter a propagação do vírus.
Em nota publicada nesta segunda-feira (24), o Consulado-Geral do Brasil em Milão afirmou que recomenda a observação “estrita e o seguimento” das medidas que estão sendo adotadas pelas autoridades italianas.
Lodi e Milão
Ainda no domingo, a representação brasileira no país recomendou aos moradores que evitem deslocamentos não essenciais às regiões atingidas pela epidemia do novo coronavírus, principalmente as províncias de Lodi e Milão.
Ex-deputada do parlamento italiano, a advogada ítalo-brasileira Renata Bueno estava na Itália até a quarta-feira, 19, quando deixou o país para passar a semana no Brasil. “Estava tudo sob controle. Eu estava em Roma nesses dias e não havia nenhum grande alarme. Então, em menos de 48 horas, explodiu”, disse à reportagem. “Meu marido está em Puglia (região no sul da Itália). Ele estava indo para assistir a um jogo de futebol que foi cancelado”, disse.
Origem
Renata Bueno diz que o Departamento de Proteção Civil tem atuado para orientar a população e divulgar informações. “Todos os órgãos públicos estão fechados, mas Milão ainda não está isolada porque é muito difícil conseguir fazer isso na cidade”, afirmou. O mais complicado, segundo ela, é que não se sabe ainda como a doença chegou ao país.
(Fonte: Estadão Conteúdo)






