O que significa CDB?
CDB significa CERTIFICADO DE DEPÓSITO BANCÁRIO.
O que é CDB?
CDB nada mais é do que um título de renda fixa emitidos por bancos.
Como os bancos usam o dinheiro captado via CDB?
Ao adquirir esse título você está, na prática, emprestando seu dinheiro ao banco; que por sua vez irá usá-lo para se capitalizar, ou em outras palavras, expandir sua capacidade de crédito. Para ficar mais fácil o entendimento, o banco irá usar seu dinheiro para fazer mais dinheiro. Não podemos esquecer que os bancos trabalham de duas maneiras, de um lado, ele faz a captação dos recursos dos investidores, de outro lado, ele usa o dinheiro que captou junto aos investidores para emprestá-lo a terceiros. Preste atenção numa situação, a taxa de juros do dinheiro emprestado pelo banco a terceiros será sempre maior do que aquela paga a você quando empresta seu dinheiro a ele. Essa diferença entre uma taxa de juros e a outra chama-se spread. Aí está uma grande fatia da alta lucratividade das instituições financeiras.
Voltando ao CDB, não podemos esquecer que para se obter uma rentabilidade maior, o dinheiro deve ficar por um bom período investido. Um outro fator que faz com que você tenha um diferencial na taxa de juros negociada com o banco é o total de recursos que você vai investir. Lembre-se, quanto maior o valor, melhor é o seu poder de barganha.
Preste atenção a um detalhe que não deve passar despercebido por parte do investidor, desconfie quando um banco está pagando uma taxa de juros muito maior do que a encontrada na média pelos concorrentes. Isso pode ser um sinal de fragilidade na saúde financeira do banco.
Os investimentos feitos em CDB contam com a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), até o limite máximo de R$ 250.000,00.
O que é o FGC?
O FGC não é um banco nem um órgão governamental. Tecnicamente ele é uma entidade privada, sem fins lucrativos. Ele é mantido pelas instituições financeiras através de contribuições mensais de 0,0125% sobre todo o dinheiro que os seus investidores possuem aplicado. É importante ressaltar que essas contribuições são feitas diretamente pela instituição financeira associada, e que não há nenhum tipo de cobrança direta do investidor para que ele tenha proteção do FGC.
Esse dinheiro, por sua vez, é mantido pelo fundo e serve três funções principais:
- Proteger correntistas e investidores no âmbito do sistema financeiro, até os limites estabelecidos pela regulamentação;
- Contribuir para a manutenção da estabilidade do Sistema Financeiro Nacional;
- Contribuir para a prevenção de crise bancária sistêmica.
Isso significa que se o banco em que o seu dinheiro está investido quebrar, você terá seu capital garantido e restituído até o valor acima citado.
Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos
Conheça os tipos de CDBs existentes no mercado:
Temos os CDBs pré-fixados, isso significa que ao investir você já saberá antecipadamente quanto receberá ao resgatá-lo. Encontramos também os pós-fixados, ou seja, você só saberá no final do investimento quanto irá receber de juros. Existem os CDBs híbridos, são papéis emitidos pelo banco que pagam, geralmente, a variação de algum índice inflacionário acrescido de uma taxa de juros fixa.
Em linhas gerais, na maioria dos casos, os grandes bancos e conglomerados financeiros pagam taxas menores devido a sua robusta condição financeira, portanto, ao investir seu dinheiro faça uma pesquisa detalhada e negocie uma taxa de remuneração que o deixe confortável e satisfeito ao final do investimento. Lembre-se da dica, o dinheiro é seu, faça-o trabalhar a seu favor!.
Conheça os benefícios de se ter um assessor de investimentos