Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
China usa um app “detector de contato” para avisar se a pessoa esteve próxima a um infectado

China usa um app “detector de contato” para avisar se a pessoa esteve próxima a um infectado

China usa um app “detector de contato” para avisar se a pessoa esteve próxima a um infectado; a partir daí, ela deve se afastar do convívio social

O governo chinês está divulgando um aplicativo para celular e outros dispositivos móveis que rastreia pessoas e emite um aviso se elas estiverem próximas a alguém infectado com o Covid-19, nome dado pela Organização Mundial da Saúde para o novo coronavírus.

O usuário deve digitalizar um código QR em qualquer aplicativo popular chinês como WeChat, QQ, Alipay. Depois disso, é preciso enviar o próprio nome, número de telefone e número de identificação emitido pelo governo para descobrir se a pessoa manteve contato próximo com alguém infectado pelo vírus. Cada telefone pode checar a situação de até três pessoas.

Se houve contato, o aplicativo determina que a pessoa deva se afastar do convívio social, fique em casa e acione as autoridades. Não se sabe exatamente como o aplicativo faz para saber onde estão os infectados, a não ser que o carregamento de dados é feito por várias agências estatais.

O Portal UOL afirma que “tanto o Escritório Geral do Conselho de Estado como a Comissão Nacional de Saúde ajudaram na criação do aplicativo, assim como a empresa estatal China Electronics Technology Group Corp., ou CETC”.

A CETC afirmou que recebeu dados de várias agências governamentais para criar o aplicativo incluindo dados da Comissão Nacional de Saúde, do Ministério dos Transportes, da China Railways, a agência que administra as ferrovias do país, e da Administração de Aviação Civil da China.

Publicidade
Publicidade

A informação é da agência de notícias estatal da China, a Xinhua, um dos poucos veículos de comunicações autorizados pelo Partido Comunista a divulgar notícias sobre o Covid-19.

Contato próximo

O conceito de “contato próximo” inclui pessoas que tiveram alguém da família, amigos, cuidadores, estiveram no mesmo voo ou trem que algum infectado ou suspeito de ter o vírus.

A despeito de problemas sobre privacidade, o governo argumenta que essa é mais uma potente ferramenta para bloquear o avanço do Covid-19. Não se sabe como as autoridades usarão mais essa gama de dados que terão à disposição.

O nome do aplicativo não foi divulgado.