O Brasil Mais, que foi criado como um programa para melhorar a gestão e a produção das micro e das pequenas empresas, pretende atender 200 mil empregadores
O Brasil Mais, que foi criado como um programa para melhorar a gestão e a produção das micro e das pequenas empresas, pretende atender 200 mil empregadores até 2022, informou o Ministério da Economia. O decreto de criação do programa foi nesta semana pelo presidente Jair Bolsonaro. As informações são da Agência Brasil.
No contexto da transformação digital, o programa usará métodos e ferramentas de baixo custo para aumentar o gerenciamento e a produtividade, reduzir o desperdício e melhorar os processos. OS setores que serão beneficiadas serão indústria, comércio e serviços.
Para participar do programa, as empresas devem se cadastrar no portal Brasil Mais e responder a avaliações de maturidade, produtividade e gestão. Após esta etapa, a empresa será encaminhada ao serviços auxiliares prestados pelo Serviço Nacional de Treinamento Industrial (Senai) e, atendimento assistido do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no caso das indústrias, ou para o Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para as empresas dos demais setores que faturam até R$ 4,8 milhões por ano.
O programa terá três etapas:
1ª – otimização, que busca reduzir desperdícios, aumentar a produtividade e estabelecer metas e indicadores para as empresas;
2ª – estimular o uso de tecnologias digitais para aperfeiçoar a produção e a gestão.
3ª – As empresas com maturidade avançada passarão para a terceira fase, a acelerar a adoção de tecnologias da Indústria 4.0 por meio de projetos pilotos. Caso a tecnologia seja bem sucedida, o método será estendido a outras empresas.