A sexta-feira, 28, deve fechar em terreno negativo uma semana de perdas históricas nas bolsas.
A rápida disseminação do coronavírus para fora da China, onde o surto começou, pesou sobre o sentimento dos investidores. Eles seguem na incerteza quanto ao potencial impacto no crescimento econômico e nos ganhos das empresas.
Às 6h, as baixas já superavam 1%. S&P marcava -1,18%; Nasdaq, -1,25%; e Dow Jones, -1,16%.
Ontem, 27, Dow Jones caiu quase 1,2 mil pontos, maior queda histórica do índice. O curioso é que em 12 de fevereiro, o Dow teve sua alta histórica. Ou seja: em 15 dias, o índice foi de um extremo a outro.
“As pessoas têm sido tão pré-condicionadas a comprar a queda e sempre esperam que o mercado se recupere. Mas ninguém sabe como isso termina”, disse Patrick Hennessy, trader principal da IPS Strategic Capital, à CNBC.
David Kostin, do Goldman Sachs, alertou que as empresas norte-americanas terão um 2020 sem aumento nos lucros. “Nossas previsões reduzidas de lucro refletem o severo declínio da atividade econômica chinesa no primeiro trimestre, menor demanda final para exportadores dos EUA, interrupção da cadeia de suprimentos para muitas empresas, desaceleração da atividade econômica e aumento da incerteza nos negócios”, afirmou. Microsoft e PayPal são duas empresas que já emitiram comunicados ao mercado, com perspectivas de resultados piores no primeiro trimestre.
“Acho que o que está acontecendo no momento com os investidores é que eles acreditam que essa epidemia provavelmente está chegando a um estágio de pandemia global”, disse Chetan Seth, estrategista de ações Ásia-Pacífico na Nomura, à CNBC. “Se você observar, os dados sobre novos casos de vírus, o número está diminuindo na China, mas fora, está aumentando rapidamente, e acho que é daí que vem a incerteza”, complementou.
Casos do coronavírus
Na quinta-feira, 28, a China atualizou os dados em 78,8 mil infectados e 2,78 mil mortes. Coreia do Sul confirmou mais de 2 mil casos. Na Itália, o número passa de 600. Nova Zelândia e Nigéria notificaram os primeiros casos.
Bolsas na Ásia
Queda generalizada nesta sexta-feira nas bolsas asiáticas. Japão fechou em -3,67%; Xhina, -3,71%; Hong Kong, -2,42%; e Coreia, -3,30%.
Bolsas na Europa
Europa acompanha o resto do mundo, com quedas bruscas nas bolsas: Alemanha marca -4,24%; Reino Unido, -3,61%; e França, -3,76%.
Espero que essas informações possam ter despertado a sua curiosidade sobre o assunto e que te ajudem a tomar melhores decisões em sua vida financeira.
- Conheça os benefícios de se ter um Assessor de investimentos
- Leia mais em EuQueroInvestir.com






