Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
A Bolsa de Valores está em alta. Está lucrativo investir ou é tarde demais?

A Bolsa de Valores está em alta. Está lucrativo investir ou é tarde demais?

Diante da alta do Ibovespa, os lucros para quem investe na Bolsa de Valores estão altos. Descubra de vale a pena investir, ou se vai sair no prejuízo.

Diante do ganho superior a 20% do Ibovespa (o principal índice da bolsa de valores), muitas pessoas estão pensando em começar a aplicar em ações. Porém, o medo de acabar encontrando papéis muito caros, devido a valorização, impede a tentativa. Afinal, ainda dá tempo de investir, ou é tarde demais?

O ganho superior a 20% é cerca de quatro vezes o rendimento da poupança, ou de um fundo de renda fixa mais conservador. Portanto, 1,5 milhão de brasileiros investidores da Bolsa não se arrependeram de aplicar quando estavam fazendo os mesmos questionamentos que você faz agora.

Para o analista-chefe do banco digital Modalmais, Leandro Martins, uma série de fatores favorece as vendas e os lucros das empresas que têm ações: juros baixos, economia em recuperação, retomada do consumo e inflação controlada. Portanto, a economia está favorável para aplicações na bolsa, sobretudo para aquelas de longo prazo.

Faça um planejamento financeiro antes de começar a investir

O planejamento financeiro deve ser um processo contínuo e deve abranger a identificação e equilíbrio do que entra e o que sai de dinheiro. Portanto, ajuste suas contas, renegocie suas dívidas, quando necessário. Nesse ínterim, economize dinheiro cortando gastos supérfluos. Pense que o dinheiro gasto com coisas superficiais pode trabalhar para você.

Não aplique pensando no curto prazo

Como a alta recente da Bolsa aumenta o risco de desvalorizações no curto prazo, a dica de especialistas é não aplicar pensando em lucro rápido. Portanto, não se deve aplicar o dinheiro que será necessário a curto prazo. Dito isso, ressalto a importância do planejamento financeiro.

Publicidade
Publicidade

Escolha com calma as ações

O fato da Bolsa já ter subido bastante limita os ganhos, mas o índice acompanha o desempenho de um grupo de ações. Sendo assim, representa, de certa forma, uma média do mercado. Portanto, isso quer dizer que alguns papéis subiram mais que outros. Diante disso existe a importância de estudar as ações antes de comprá-las. Contudo, uma dica valiosa é identificar empresas que podem se beneficiar mais do atual momento da economia do que outras. Atualmente o setor varejista, e imobiliário, tem estado em alta.

Aprenda como investir

Para comprar ações, o investidor deve abrir uma conta em uma corretora. Assim ele usará essa conta para comprar ações, e para receber valores quando vender uma ação.

Outra forma de aplicar dinheiro na Bolsa é via fundo de investimento em ações. Nesse caso, um gestor escolhe as empresas e cobra do investidor uma taxa para administrar a carteira de ações.

LEIA MAIS:

Carteira de investimentos: saiba o valor mínimo para montar a sua 

Melhores ações de novembro: veja as recomendações