O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro ficou estável no quarto trimestre de 2023 (4TRI23) ante os três meses anteriores, segundo dados preliminares divulgados nesta terça-feira (30) pelo Eurostat, escritório oficial de estatística da região.
O PIB subiu 0,1% na zona do euro e 0,2% na União Europeia. No terceiro trimestre de 2023 (3TRI23), o PIB diminuiu 0,1% em ambas as zonas. O resultado ficou acima do esperado pelo mercado, que previa recuo de 0,1% na zona do euro.
Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis relativos ao quarto trimestre de 2023, Portugal registrou o maior aumento face ao trimestre anterior (0,8%), seguido de Espanha (0,6%), Bélgica e Letônia (ambas 0,4%). Foram registrados recuos na Irlanda (-0,7%), Alemanha e Lituânia (ambas -0,3%).

Na Espanha, o índice subiu 0,6% na comparação com o período anterior, maior do que a previsão de aumento de 0,2%. Na Itália, o indicador também superou as estimativas, que eram de queda de 0,1%, subindo 0,2% no 4TRI23 ante o 3TRI23.
Já a Alemanha entrou em recessão técnica após registrar retração pelo segundo trimestre consecutivo no fim do ano passado. O PIB alemão caiu 0,3% entre outubro e dezembro na comparação com os três meses anteriores, mas ficou em linha com as expectativas.
A recessão técnica é um crescimento econômico negativo por dois trimestres consecutivos e diferencia-se da recessão de fato, quando a situação do país se deteriora significativamente.
Com indicador estável, a França evitou a recessão, mas a previsão era de que a economia do país tivesse crescido 0,1%.
Os dados do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro divulgados nesta terça, no entanto, são preliminares, e novas estimativas serão divulgadas em 14 de fevereiro, 8 de março e 19 de abril.