Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Lula assina projeto de lei para criação da empresa estatal aeroespacial

Lula assina projeto de lei para criação da empresa estatal aeroespacial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (3), Projeto de Lei (PL) que estabelece a criação da Alada, uma nova empresa estatal aeroespacial. A companhia terá como objetivo explorar economicamente a infraestrutura e navegação aeroespaciais, além de desenvolver projetos e equipamentos relacionados ao setor.

Como subsidiária da NAV Brasil, estatal responsável pelos serviços de navegação aérea, a Alada também será responsável por projetos e atividades de apoio ao controle do espaço aéreo.

De acordo com o Ministério da Defesa, o PL enviado ao Congresso Nacional visa atender a diversos imperativos de segurança nacional. Entre eles, o apoio ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica, e à inovação.

De acordo com o governo, a criação da Alada contribuirá para a segurança do país, especialmente no que diz respeito ao espaço aéreo, e promoverá o desenvolvimento econômico e social, beneficiando a sociedade como um todo.

Publicidade
Publicidade

Alinhada com a Estratégia Nacional de Defesa, a Alada busca garantir a autossuficiência do Brasil em materiais aeronáuticos, espaciais e bélicos. A empresa poderá reduzir a dependência de fornecedores estrangeiros, especialmente para materiais que envolvem tecnologias sensíveis e que estão sujeitos a restrições de exportação por motivos políticos dos países fabricantes, segundo a proposta.

Estatal aeroespacial vai atuar na maior indústria do segmento no hemisfério sul

A Alada atuará na indústria que, de acordo com dados da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) é a maior do hemisfério sul. De acordo com o site da entidade, as empresas que formam esse parque industrial atuam desde a concepção até o suporte pós-venda dos itens por ela produzidos, além de prestarem diversos tipos de serviços especializados.

Segundo a AIAB, o setor aeronáutico abrange uma ampla variedade de produtos, incluindo aviões, helicópteros, suas partes e componentes estruturais, motores e peças, além de equipamentos de radiocomunicação, navegação e sistemas embarcados, assim como tecnologias para o controle do tráfego aéreo.

Já no setor espacial, oferece pequenos satélites e suas estruturas, equipamentos de bordo, incluindo cargas úteis, foguetes de sondagem e veículos lançadores, além de diversos sistemas e suas partes, propulsão, segmentos de solo correspondentes e serviços relacionados ao uso de imagens de satélite. Também disponibiliza consultoria e outros serviços especializados.

Você leu sobre estatal aeroespacial. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!