Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Donald Trump escolhe JD Vance como vice para eleições dos EUA

Donald Trump escolhe JD Vance como vice para eleições dos EUA

Donald Trump foi oficializado nesta segunda-feira (15) como o candidato do Partido Republicano às eleições dos EUA. Durante a convenção da legenda, ele escolheu o senador JD Vance, de Ohio, como o vice-presidente em sua chapa.

A escolha ocorre dois dias após o atentado que o republicano sofreu durante campanha política realizada no estado norte-americano da Pennsilvânia.

Com isso, encerram-se as especulações sobre a escolha do candidato republicano para enfrentar o presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris, do Partido Democrata.

“Após longa deliberação e reflexão, e considerando os tremendos talentos de muitos outros, decidi que a pessoa mais adequada para assumir o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos é o senador JD Vance do Grande Estado de Ohio”, declarou Trump na segunda-feira em uma postagem no Truth Social.

Dois outros principais candidatos republicanos, o senador Marco Rubio, da Flórida, e o governador de Dakota do Norte, Doug Burgum, foram informados anteriormente que não seriam escolhidos como vice-presidente de Trump, segundo a NBC News.

Leia também:

Eleições dos EUA: campanha de Biden critica escolha de Trump

A campanha de Biden prontamente criticou a seleção, acusando Trump de escolher Vance porque ele “fará de tudo para ajudar Trump e sua agenda extrema, mesmo que isso signifique infringir a lei e não importa o dano ao povo americano”.

“Bilionários e corporações estão literalmente torcendo por JD Vance: eles sabem que ele e Trump cortarão seus impostos e farão os preços dispararem para todos os outros”, afirmou Jen O’Malley Dillon, presidente da campanha Biden-Harris, em comunicado.

Quem é JD Vance?

JD Vance fala no Senado dos EUA. Foto: reprodução/internet

James David Vance, nascido James Donald Bowman em Middletown, Ohio, no dia 2 de agosto de 1984, é um político norte-americano que atua como senador dos Estados Unidos pelo estado de Ohio desde 2023. Membro do Partido Republicano, Vance ganhou destaque nacional com seu livro de memórias, “Hillbilly Elegy”, lançado em 2016.

Vance nasceu na cidade de Middletown, Ohio, como James Donald Bowman, adotando o sobrenome “Vance” após ser criado pela família materna devido ao divórcio dos pais quando ainda era criança. Ele estudou ciências políticas e filosofia na Universidade Estadual de Ohio antes de obter o título de Juris Doctor pela Yale Law School. Seu livro de memórias, que narra sua educação em Middletown e os valores de sua família nos Apalaches, tornou-se um best-seller do New York Times e atraiu significativa atenção da mídia durante as eleições presidenciais de 2016.

Vance anunciou o início de sua carreira política em 2021, sendo nomeado candidato ao Senado de Ohio pelo Partido Republicano com o endosso do então presidente Donald Trump. Em 2022, derrotou o candidato democrata Tim Ryan nas eleições gerais e assumiu o cargo de senador em janeiro de 2023, sendo a primeira pessoa de Ohio eleita para o cargo sem experiência política desde John Glenn em 1974.

Entre suas posições, Vance é contra o aborto e defende que a legislação sobre o tema deve ser decidida pelos estados individualmente, embora tenha indicado que apoiaria uma proibição nacional de até 15 semanas e que o cenário de estupro não deve ser considerado, afirmando que “dois erros não fazem um acerto”.

Ele se opõe à Lei de Defesa do Matrimônio e acredita que casamento deve ser entre um homem e uma mulher, mas não vê o casamento gay como um problema urgente. Também defende uma política de imigração mais restrita, reformas protecionistas e subestima os impactos das mudanças climáticas. Internacionalmente, Vance apoia tarifas no comércio com a China, é contra a ajuda financeira dos Estados Unidos para a Ucrânia na guerra contra a Rússia, mas apoia ajuda a Israel na Guerra Israel-Hamas.

Descrito como um conservador populista, curiosamente, Vance foi veementemente contra Donald Trump durante as eleições de 2016, mas desde então se converteu em um dos principais aliados do ex-presidente e agora novamente candidato à Casa Branca.

Você leu sobre eleições dos EUA. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!