A Receita Federal abriu a consulta do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024, com um valor total de crédito de R$ 8,5 bilhões. Segundo o Ministério da Fazenda, o crédito bancário das 6.091.572 restituições será realizado ao longo do dia 31 de julho, no valor total de RS 8,5 bilhões.
Esse total inclui contribuintes com prioridade, sendo:
- 14.756 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 95.040 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 9.672 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 34.014 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 5.711.130 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
- 54.241 contribuintes, priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).
Leia também:
Como consultar a restituição?
Para verificar a disponibilidade da restituição, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois selecionar “Consultar a Restituição”.
A página fornece orientações e canais de atendimento, permitindo tanto uma consulta simplificada quanto uma completa da situação da declaração, através do extrato de processamento disponível no e-CAC. Caso sejam identificadas pendências na declaração, o contribuinte pode retificá-la para corrigir quaisquer informações incorretas.
O pagamento da restituição é efetuado diretamente na conta bancária indicada na Declaração de Imposto de Renda, seja por meio de transferência direta ou através de chave PIX. Caso o crédito não seja realizado devido a problemas como uma conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil, onde o cidadão poderá reagendar o crédito.
Caso o contribuinte não resgate o valor da restituição dentro de um ano, ele deverá solicitar pelo Portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Calendário da restituição
Confira o calendário de restituições para 2024 abaixo:
- 1º lote: 31 de maio de 2024
- 2º lote: 28 de junho de 2024
- 3º lote: 31 de julho de 2024
- 4º lote: 30 de agosto de 2024
- 5º lote: 30 de setembro de 2024
Você leu sobre a restituição do Imposto de Renda. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!