A Federação dos Bancos informou que as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público na quinta-feira (7), quando é comemorado o feriado da Independência do Brasil. Além disso, não haverá operações do mercado de capitais ou do Tesouro Direto na B3 ($B3SA3).
A decisão dos bancos segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias feriados de âmbito nacional.
Já na sexta-feira (8), as agências abrem normalmente para atendimento ao público. No final de semana, as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes, assim como os canais digitais e remotos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas.
Os pagamentos por meio de boletos e transferências via TED só serão processados no próximo dia útil, na sexta-feira. As contas de consumo de água, energia, telefone e outro serviço e carnês com vencimento em 7 de setembro poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil ao feriado da Independência.
Bolsa de valores
Na bolsa de valores brasileira não haverá operações do mercado de capitais ou do Tesouro Direto. As negociações e o registro de ativos na B3 retomam o expediente normalmente na sexta, das 10h às 17h, para o pregão.
A Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e a Nasdaq operam normalmente na quinta-feira, com horário de funcionamento do pregão das 10h30 às 17h (horário de Brasília).
Da mesma forma, todas as bolsas europeias funcionam normalmente no dia 7 de setembro, entre 3h00 e 12h30 (horário de Brasília).
Serviços públicos
De maneira que o feriado da Independência, em 7 de setembro, é previsto por lei federal, na data, serviços públicos fecham ou funcionam com horários reduzidos. As redes de saúde estaduais para atendimento às urgências e emergências funcionam normalmente.