Economia
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Michigan/EUA: confiança do consumidor sobe 2,2%, a 59,5 pontos

Michigan/EUA: confiança do consumidor sobe 2,2%, a 59,5 pontos

Fernando Cesarotti

Fernando Cesarotti

16 Set 2022 às 11:38 · Última atualização: 16 Set 2022 · 2 min leitura

Fernando Cesarotti

16 Set 2022 às 11:38 · 2 min leitura
Última atualização: 16 Set 2022

Imagem mostra prédios iluminados à noite em Nova York. EUA. A confiança do consumidor no país está em alta moderada.

Igor Mattio/Pixabay

O Índice de Confiança do Consumidor quanto ao cenário da economia nos Estados Unidos subiu a 59,5 pontos em setembro, um aumento de 2,2% em relação ao índice de agosto, que foi de 58,2 pontos.

Os dados preliminares foram revelados nesta sexta-feira (16) pela Universidade de Michigan e mostram um cenário um pouco mais otimista da população. O sentimento quanto às condições econômicas teve uma leve variação positiva, de 58,6 para 58,9 pontos.

Já as expectativas quanto ao cenário futuro tiveram um aumento maior, subindo de 58,0 para 59,9 pontos, uma variação positiva de 3,3%.

Os índices, porém, seguem bem mais baixos do que há um ano, quando a confiança do consumidor estava avaliada em 72,8 pontos. O cenário de inflação alta e ameaça de recessão segue impactando o sentimento da população, e os dados deste levantamento ainda não refletem a inflação de agosto, de 0,1%, anunciada nesta semana. Nos últimos 12 meses, o índice acumulado é de 8,4%.

“Os consumidores ainda mostram sinais de incerteza a respeito do futuro”, afirmou a diretora da pesquisa, Joanne Hsu.

  • Você é um investidor mais agressivo ou moderado? Faça o teste e descubra qual o seu perfil

Na próxima semana, o Fomc, comitê de política monetária do Federal Reserve, o banco central norte-ameriano realiza nova reunião e deve promover novo aumento na taxa de juros, hoje na região entre 2,25% e 2,5% ao ano.

A expectativa no mercado financeiro é que essa taxa seja reajustada em 0,75 ponto percentual. O presidente do Fed, Jerome Powell, tem dito em eventos que o banco não abrira mão do aperto monetário enquanto a inflação não estiver controlada.

Quer entender como a confiança do consumidor nos Estados Unidos impacta sobre os seus investimentos no Brasil? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato parar tirar todas as suas dúvidas.

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias