Ações
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Cade vai investigar a Petrobras (PETR3; PETR4)

Cade vai investigar a Petrobras (PETR3; PETR4)

Matheus Miranda

Matheus Miranda

05 Set 2022 às 21:31 · Última atualização: 05 Set 2022 · 2 min leitura

Matheus Miranda

05 Set 2022 às 21:31 · 2 min leitura
Última atualização: 05 Set 2022

Petrobras (PETR3; PETR4)

Foto: Marcos Peron | Virtual Photo/Agência Petrobras

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica instaurou inquérito administrativo contra a Petrobras (PETR3; PETR4). A decisão foi tomada porque o órgão controlador de mercado está desconfiada que a petroleira esteja vendendo petróleo por preços mais elevados às refinarias privadas e comercializando a commodity a preços mais baratos para as próprias unidades de refino.

A decisão é do superintendente-geral do Cade, Alexandre Barreto. De acordo com ele, na decisão, verifica-se possível prática considerada discriminatória na venda, segundo matéria do jornal O Globo.

Além dos preços, o órgão quer saber também se há outros tipos de eventuais irregularidades como qualidade do insumo entregue, cumprimento de prazos, forma de pagamento, entre outros tópicos.

Petrobras (PETR3; PETR4): Cade irá apurar relação entre diferença de preço de transferência e cotação do Brent

O Cade também irá investigar a relação entre os preços praticados na transferência do insumo para as refinarias e a cotação do barril Brent – utilizado como referência pela petroleira como base para os preços.

A Petrobras vem realizado desinvestimento em diversas refinarias com o objetivo de ampliar a competição o mercado. Além disso, assinou com o próprio Cade um Termo de Compromisso de Cessação (TCC) para se desfazer de alguns ativos na área de gás natural e ajudar a abrir esse mercado.

Em refinarias, no fim de agosto que o órgão controlador aprovou a transação de venda da Refinaria Isaac Sabbá (REMAN) para a Ream Participações S.A., mediante a assinatura de Acordo em Controle de Concentração – ACC (acordo).

Quer saber mais sobre o Petrobras (PETR3; PETR4) e como investir melhor? Preencha o cadastro que um assessor da EQI Investimentos irá entrar em contato.

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias