Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
CAC 40: o que é e como funciona o índice da bolsa de Paris

CAC 40: o que é e como funciona o índice da bolsa de Paris

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

25 Dez 2021 às 10:01 · Última atualização: 25 Dez 2021 · 3 min leitura

Redação EuQueroInvestir

25 Dez 2021 às 10:01 · 3 min leitura
Última atualização: 25 Dez 2021

CAC 40

O CAC 40 é o índice financeiro mais importante da bolsa de valores da França. Sua composição obedece a uma constituição diferenciada. Isso ocorre porque a formação do indicador ocorre trimestralmente e exige a reunião e deliberação de nada menos que dois conselhos financeiros.

Leia o texto abaixo e entenda mais sobre o CAC 40!

O que é o CAC 40?

A origem do CAC 40 remonta há muito tempo atrás. Sua criação ocorreu no ano de 1987, mas ele foi implementado de fato no ano seguinte, em 1988. A partir daí, passou a refletir o desempenho da bolsa de valores francesa.

Inicialmente chamada de Paris Bourse, hoje a bolsa de Paris tem a denominação de Euronext Paris Exchange. Entre as maiores organizações do país, temos o banco Société Générale, a montadora Renault e a L’Oreal.

Ainda assim, existem muitas empresas multinacionais negociadas nessa bolsa e que são lideradas por países externos À França.

Dessa forma, o Cotation Assistée em Continu 40 (CAC 40) busca refletir o desempenho das 40 empresas mais negociadas. Daí sua numeração final.

Sua divulgação é feita em pequenos intervalos de 30 segundos, sempre em dias úteis. Por isso seu nome se justifica, pois a tradução da nomenclatura do índice é algo próximo de Negociação Assistida Contínua.

Como funciona o índice CAC 40?

O cálculo do índice obedece uma sistemática própria, se mostrando diferente dos demais índices ao redor do mundo.

Isso pode ser constatado pelo modelo de constituição do índice: ele é feito por dois conselhos. Um deles é o próprio CAC 40 e o outro é o Conselho dos Índices, que é composto por peritos financeiros independentes.

Sua reunião se dá a cada 3 meses, ou em algum evento extraordinário como a fusão de grandes grupos econômicos.

Nesse encontro são debatidos temas como a capitalização de mercado das companhias, o volume de transação de suas ações (liquidez) e a representatividades das companhias nos setores em que atuam.

A partir das conclusões tiradas dessa reunião é que a composição do CAC 40 é reformulada, incluindo empresas, retirando-as ou mantendo a mesma constituição de antes.

Quais são as principais características do CAC 40?

O CAC 40 não é o único índice financeiro da bolsa de valores francesa, mas é considerado o principal.

Entre as suas principais características, podemos citar o fato de que aproximadamente 45% das empresas que o compõe são multinacionais que possuem controle estrangeiro.

Além disso, diversos fatores de mercado afetam seu desempenho. Os mais importantes são a criação de empregos, taxa de juros e crescimento do PIB, por exemplo.

Também influenciam em sua performance alguns fatores externos. O desempenho da economia americana é um deles, já que se trata de um dos mercados mais importantes do planeta.

Quem deseja operar o CAC 40 precisa estudar bastante seu comportamento, pois as notícias afetam sua cotação. Para isso, pode-se valer de relatórios especializados emitidos por empresas do setor.

O CAC-40 é um importante índice financeiro. Ele demonstra a quantas anda o desempenho das principais empresas francesas de capital aberto. É um ótimo balizador para quem está pensando em investir na bolsa de Paris. Seu método de avaliação é diferenciado e conta com a ponderação de dois importantes conselhos.

Quer conhecer alternativas interessantes de investimentos? Então, preencha o formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato!

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias