SAÍDA FISCAL DO BRASIL: VALE A PENA?
Home
Notícias
Ações
Moran, da EQI Research, faz projeções sobre temporada de balanços

Moran, da EQI Research, faz projeções sobre temporada de balanços

Head da casa de análises participou de live e apresentou tendências do mercado para os resultados do primeiro semestre de 2023.

O head da EQI Research, apresentou algumas das projeções da casa para a temporada de balanços do primeiro trimestre de 2023, durante live promovida nesta segunda-feira pelo Valor Investe.

  • Faça agora mesmo sua inscrição da Money Week 100 Dias do Governo e veja como otimizar seus investimentos após as decisões dos primeiros 100 dias do governo e seu possível impacto pelos próximos quatro anos.

Temporada de balanços: setor bancário

Moran afirmou que a crise de crédito que atingiu a economia brasileira nos últimos meses já era prevista, “porque isso é sempre um risco quando a gente trabalha com juros altos como no Brasil”, e que o problema, embora já provisionado por bancos a casas de análise. deve afetar os resultados de dois gigantes do setor bancário.

“Estamos cautelosos quanto aos resultados de Santander (SANB3. SANB4) e Bradesco (BBDC3; BBDC4) por causa da composição das carteiras de crédito e, por isso, mais confiantes quanto ao Itaú Unibanco (ITUB3; ITUB4), que parece ter números mais sólidos”, explicou.

Já o Banco do Brasil (BBAS3; BBAS4) é sempre uma fonte de atenção. “É um banco que parece estar sendo bem tocado, não deve ter grandes problemas de crédito, mas, por se tratar de um banco estatal, o ruído político está sempre presente, o que requer alguma cautela”, explicou.

Já o setor de middle market, com bancos de pequeno e médio porte, exigem mais atenção e, por hoje, não são considerados no momento uma opção interessante de valorização. 

Publicidade
Publicidade

“Esses bancos devem ter mais problemas, porque precisarão de provisionamentos maiores, o que é mais difícil para eles, e isso deve causar problemas com a qualidade das carteiras. A gente já tem visto alguns problemas, com recuperações judiciais e extrajudiciais acontecendo durante o trimestre”, alerta o analista.

Temporada de balanços: setor de commodities

Uma das principais atrações no setor de commodities, a Vale (VALE3; VALE4) deve ter bons resultados no balanço que será apresentado nesta terça-feira (25), após o fechamento do pregão da B3. “O relatório prévio aponta queda na produção, mas, como o preço teve melhora, a Vale deve ter um resultado bom, não esperamos nenhuma grande surpresa”, explicou Luis Fernando Moran.

O head da EQI Research explica que o fim da política de Covid zero enfim está apresentando resultados diretos no aumento da demanda industrial por commodities, depois de um impacto inicial nos serviços.

“Por isso, continuamos vendo a Vale e também as empresas de petróleo como um play interessante, não só por um aumento da demanda da China mas também do ponto de vista do preço. São empresas interessantes e que devem fazer parte da carteira”, explicou o economista.

Moran alerta, contudo, que, como a Petrobras (PETR3; PETR4) é sempre objeto de “um fluxo complicado de notícias”, sugere como opção a Prio (PRIO3), “É claro que o noticiário afeta o setor como um todo, mas a gente pensa que as empresas menores parecem uma opção melhor e mais cautelosa no atual cenário”, avaliou.

Outra  opção é a Cosan (CSAN3). “Estamos evitando empresas de etanol, mas a Cosan é uma empresa com portfólio mais diversificado e que nos parece interessante”, justificou.

Já outros setores de commodities, como papel e celulose ou alimentos, não fazem parte das recomendações da EQI Research no atual momento. “Papel e celulose é um setor que responde muito a preços, e alimentos está com uma pressão forte de custos que pode impactar nas margens de lucro”, alertou.

Temporada de balanços: setor de varejo

Luis Fernando Moran diz que a EQI Research costuma analisar a fundo a qualidade dos balanços, levando em conta a consistência dos resultados operacionais e a capacidade de precificação dos negócios. Olhando para isso, o varejo vive um momento complicado.

“Existem opções no segmento de alta renda. Preferimos Arezzo (ARZZ3) a Renner (LREN3), por exemplo. Mas é uma preferência relativa, porque no geral é difícil imaginar que o primeiro trimestre de 2023 tenha sido o gatilho para um desempenho muito melhor do que antes”, explica o head da casa de análises.

Nesse sentido, ele vê como opção mais interessante a rede de farmácias RaiaDrogasil (RADL3). “Uma carteira diversificada não pode ficar sem exposição ao varejo, porque nada impede que o cenário tenha uma melhora, com aumento de investimento estrangeiro, e isso valorize os papéis. Neste caso, a RaiaDrogasil é uma opção sólida e interessante para manter essa exposição.”

Já no setor de shopping centers, Moran acredita que a Multiplan (MULT3), uma das principais administradoras do setor no país. “Mantemos nossa posição porque se trata da empresa com os melhores ativos e está com um preço muito atraente, então nos parece uma exposição interessante, de pouco risco e com bom potencial de apreciação”, projetou Moran.

  • Simulador de dividendos: descubra em segundos quanto você precisa investir para ter a renda passiva dos seus sonhos.

Temporada de balanços: outros setores

No setor imobiliário, o head da EQI Research aponta boas expectativas com maiores alocações do governo no programa Minha Casa Minha Vida, de habitações populares. “É um programa social que para em pé economicamente e conta com a atuação de boas empresas”, afirmou.

Dentro desse cenário, a preferência da casa, diz Moran, é a Direcional (DIRR3). “É uma empresa mais puro-sangue e não carrega problemas com altos custos como outras do segmento de habitação”, analisa.

Moran cita ainda a Weg (WEGE3), fabricante de equipamentos elétricos, como uma empresa interessante para se investir, “muito atraente para o investidor estrangeiro, com resultado forte, mostrando crescimento e margens muito sólidas”, e diz enxergar bons sinais em duas empresas que vivem momentos opostos, a Eletrobras (ELET3; ELET6), que tem sua privatização no ano passado contestada pelo atual governo, e a Sabesp (SBSP3), que está a caminho de ser privatizada pelo governo de São Paulo.

“No caso da Eletrobras, vemos a privatização como irreversível, apesar de todo o ruído político, e se trata de uma oportunidade interessante para quem tem paciência e disposição de esperar, pois é uma aposta com realização de longo prazo. Já a Sabesp ainda tem muito a crescer com a privatização, com a adoção de melhores práticas de gestão e geração de valor”, explica.

Por fim, Moran recomenda cuidado com empresas que parecem estar com preços descontados. “Seja qual for o setor, a gente deve analisar o que a empresa tem para entregar e como ela pode ampliar seu valor. É preciso tomar cuidado, porque às vezes a empresa está barata, merece estar barata e vai continuar barata para sempre”, conclui.

Quer investir com segurança e compreender a melhor hora de comprar e vender durante a temporada de balanços? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas.