Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Haddad fala em colchão no PPI da Petrobras (PETR4) para tratar dos combustíveis

Haddad fala em colchão no PPI da Petrobras (PETR4) para tratar dos combustíveis

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou ontem que tem colchão no PPI da Petrobras (PETR4) para mexer no preço de combustíveis.

A fala diz respeito ao Preço por Paridade Internacional, mecanismo que a petroleira se utiliza para reajustar seus combustíveis junto às refinarias.

Este “colchão”, segundo ele, seria uma contribuição da estatal no desenho que o governo busca para reonerar os combustíveis.

Também disse que a participação da companhia respeitará o Preço de Paridade Internacional (PPI) e ocorrerá dentro da política de preços.

Ou seja, esse “colchão” permite diminuir ou elevar o preço dos combustíveis, e pode ser utilizado. Essa pode ser uma contribuição [da Petrobras]”, explicou ele.

Publicidade
Publicidade

Entenda por colchão uma espécie de margem que os gestores da petroleira podem recorrer, jogando esta para cima ou para baixo.

Vale destacar que a gasolina e o diesel vendidos pela Petrobras nas refinarias para as distribuidoras estão acima da paridade com as cotações internacionais, e a estatal tem espaço para reduzir preços, dizem consultorias e entidades do setor de combustíveis.

“Vamos fechar com o presidente [Lula] amanhã, temos pequenos detalhes para fechar”, disse ele ontem, em menção a nova reunião, nesta terça-feira (28).

Imagem mostra um posto de combustíveis à noite.

Petrobras (PETR4): corrigir distorção

Na esteira da fala de Haddad, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse ontem que o governo “busca caminhos seguros que garantam o crescimento do país e o bem-estar do povo brasileiro, corrigindo distorções fiscais criadas artificialmente pelo governo anterior”.

Conselho fiscal

A companhia recebeu duas indicações de executivos para seu conselho fiscal. Os nomes de Viviane Aparecida da Silva Varga e Otávio Ladeira de Medeiros serão deliberados em Assembleia Geral Ordinária (AGO).

Fecombustíveis

Já o presidente da Fecombustíveis, James Thorp, defendeu ontem que a melhor saída para acomodar a volta de impostos federais sobre combustíveis é a Petrobras reduzir os preços praticados em suas refinarias. O movimento teria respaldo técnico dentro da regra do preço de paridade de importação (PPI).

Vale destacar que a entidade representa cerca de 40 mil postos revendedores de todo o país.

Ibovespa

A ação PETR3 encerrou o dia 27 de fevereiro de 2023 cotada em R$ 30,07, e a PETR4 encerrou cotada em R$ 26,15.