O Nubank (NUBR33) demitiu 296 funcionários no Brasil em decorrência de uma integração em sua área de operações.
A informação foi repassada pela fintech nesta quarta-feira (7), elencando que a área de operações no Brasil era dividida em unidades independentes focadas em diferentes produtos, mas que, com a expansão do negócio, houve a necessidade de centralizar essa estrutura.
Em nota, destacou que isso permitirá um atendimento ainda mais completo aos clientes e ganhos de escala, com uma gestão integrada de todos os produtos e serviços.
Também disse que não prevê novas reestruturações à frente, e frisou que as demissões não terão impacto no atendimento final ao cliente.
Vale lembrar que no final do ano passado o Nubank tinha 8.049 funcionários, conforme documento regulatório, em seis países, sendo que a operação no Brasil é, de longe, a principal.
O neobanco está presente, também, na Colômbia e no México.
Nubank (NUBR33): 10 anos
O Nubank é uma finteck brasileira criada em maio de 2013, portanto, completando uma década de existência no último mês.
O banco digital foi idealizado por um colombiano, uma brasileira e um norte-americano, iniciou as operações em uma casa alugada no bairro do Brooklin (SP), e foi o responsável por captar um público até então relegado pelas instituições tradicionais.
Isso porque o Nubank atraiu jovens universitários com a promessa de crédito fácil, e volumoso, em relação ao que lhes era oferecido até então.
Acontece que por não estarem no mercado de trabalho, de forma integral, mas ainda como estudantes, este público costuma ter menos dinheiro, pois são estagiários ou, se não, boa parte de seus rendimentos vai para educação superior, idiomas e cursos técnicos complementares.
México
O neobanco tem despontado como o maior emissor de cartões de crédito no México e na Colômbia.
Isso porque neste tipo de operação o roxinho liderou em todos os meses de 2022, tornando-se o número um.
Para se ter ideia, somente no México são 3,2 milhões de clientes, sendo este o principal mercado da fintech, depois do Brasil.
Vale lembrar que o Brasil está ranqueado como a 12ª maior economia do planeta e o México fica na 15ª posição.
Para a fintech, apesar de as características de cada país serem completamente diferentes, o que conta, neste momento, é o potencial de negócios. Nesse quesito, o México tem surpreendido.
Bolsa
A ação NUBR33 encerrou o dia 7 de junho de 2023 cotada em R$ 6.

- SAIBA MAIS SOBRE O NUBANK (NUBR33) E INVISTA COM ASSERTIVIDADE.