A Neoenergia (NEOE3) captou financiamento verde da Espanha, conforme comunicado encaminhado ao mercado.
De acordo com o documento, a companhia assinou Contrato de Financiamento com o Instituto de Crédito Oficial (ICO).
Também traz que o contrato tem valor total de US$ 100 milhões, e se trata de um financiamento verde vinculado a metas de ESG, tais como percentual de mulheres eletricistas na companhia e a redução do índice das emissões de carbono em suas unidades, que serão medidas em 2026 e, caso atingidas, haverá step-down no spread da dívida.
A companhia acrescenta que seu prazo é de 10 anos, sendo três anos de carência para o principal.
Neoenegia (NEOE3): ICO
Ainda de acordo com o documento, o ICO é uma entidade pública empresarial espanhola que trabalha para agregar valor ao financiamento da cadeia empresarial espanhola, com o objetivo de contribuir para o crescimento sustentável, criação de empregos e distribuição de riqueza.
Este é o primeiro financiamento direto do ICO para uma empresa do Setor de Energia no Brasil e o primeiro Sustainability Linked Loan assinado pelo ICO na América.
“O contrato de Financiamento ora assinado reforça o amplo acesso da companhia a linhas de crédito a custos e prazos competitivos, reiterando sua estratégia de diversificação de fontes de financiamento para suportar o desenvolvimento de seu plano de negócios”, frisou.
Coelba
Vale lembrar que ontem a Neoenergia informou que Luiz Antônio Ciarlini de Souza renunciou ao cargo de diretor-presidente da Coelba. A companhia aprovou Thiago Freire Guth, ex-Light, para o posto, a partir de 10 de julho de 2023.
Bolsa
A ação NEOE3 encerrou o dia 4 de julho de 2023 cotada em R$ 20,89. O ativo reporta alta de 44,07% no período de seis meses, e alta de 50,83% no período de um ano.

- SAIBA MAIS SOBRE A NEOENERGIA (NEOE3) E INVISTA COM ASSERTIVIDADE