O Itaú (ITUB4) registrou lucro líquido gerencial de R$ 10,884 bilhões no quarto trimestre de 2024 (4TRI24), tendo uma alta de 15,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado ficou em linha com as projeções de mercado.
No acumulado do ano, o ITUB4, registrou lucro líquido gerencial de R$ 35,040 bilhões, ficando 18,2% acima do resultado obtido em 2023, de acordo com o balanço divulgado pelo banco.
O ROE, que é a Retorno Recorrente Gerencial sobre o Patrimônio Líquido Médio foi de 22,1% no último trimestre do ano passado, ao passo que no acumulado de 2023 foi de 21%.
Já a carteira de crédito do Itaú Brasil registrou crescimento em 2024, impulsionada principalmente pelo avanço no financiamento imobiliário, que subiu 11,1%, no crédito para veículos, com alta de 9,9%, e no crédito pessoal, que cresceu 8,8%.
Itaú (ITUB4): crédito empresarial cresceu 16,4%
No segmento empresarial, a carteira de crédito para pessoas jurídicas avançou 16,4% em 12 meses, com destaque para os programas governamentais que oferecem melhores garantias, especialmente por meio do Fundo Garantidor de Investimentos (FGI).
Desconsiderando os efeitos da variação cambial, o crescimento do crédito em relação a 2023 foi de 10,2%.
De acordo com o Itaú, o avanço do crédito foi acompanhado por uma melhora nos indicadores de inadimplência. O índice de atrasos superiores a 90 dias (NPL 90) recuou para 2,4% em dezembro de 2024. A redução foi observada tanto entre pessoas físicas, com destaque para a queda da inadimplência em cartão de crédito e financiamento de veículos, quanto entre empresas, especialmente entre micro, pequenas e médias companhias.

Você leu sobre Itaú (ITUB4). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!