A Eletrobras (ELET3) pretende incorporar ações de subsidiárias e resgatar papéis PNA, conforme documento encaminhado ao mercado.
O movimento se dará via assembleia geral que deve ocorrer dia 5 de janeiro de 2023 para aprovação por parte do conselho de administração e acionistas.
Trata-se da incorporação de ações das subsidiárias Chesf, CGT Eletrosul, Furnas e Eletronorte e, conforme documento, “sob a ótica dos acionistas da Eletrobras, tal operação destrava alavancas de valor extremamente relevantes associadas à gestão e organização dessas subsidiárias, o que se refletirá, em última instância, na expectativa de valorização e rentabilidade futura da própria Eletrobras”, destacou.
Além disso, o conselho da companhia elencou que a proposta de incorporação envolve troca de 7,9948 ações ordinárias da Eletrobras para cada ação preferencial da Chesf.
No caso de Furnas, a relação é de 0,0082 papel ON da Eletrobras por ação ON ou PN da subsidiária. Para a CGT Eletrosul, 0,00037 ação ON da Eletrobras para cada papel da unidade e com Eletronorte a troca proposta é de 2,8155 ações ON Eletrobras por cada papel da companhia.

Eletrobras (ELET3): PNA
Ainda de acordo com o documento, o conselho da companhia pretende propor o resgate da totalidade das ações preferenciais classe A da empresa, sem redução do capital social.
Também disse que os papéis PNA da Eletrobras representam 0,006384% do capital social da Eletrobras, afirmou a empresa. A proposta envolve resgate por 48,4502 reais por papel e o consequente cancelamento das ações.
E acrescentou, em nota, que a administração da companhia esclarece que a decisão pelo resgate das ações PNA teve como fundamento a autorização prevista no estatuto e visa à racionalização e a simplificação da sua base acionária, bem como a redução de custos de observância.
Google Cloud
A Eletrobras anunciou uma parceria com a o Google Cloud para acelerar a jornada de transformação da companhia.
Com a medida, pretende migrar da infraestrutura de tecnologia do grupo para a nuvem do Google.
Desta forma, tem por objetivo fazer uso intensivo de dados e soluções de inteligência artificial para atender alguns dos principais desafios do segmento, como nas áreas de gestão de ativos de transmissão e geração, comercialização de energia e gestão da sustentabilidade empresarial.
Assim, como parte do acordo, a Eletrobras vai migrar grande parte da sua infraestrutura e aplicações de sua nuvem privada para a nuvem do Google, ganhando mais eficiência e escala.
Além disso, a modernização vai habilitar uma estratégia de data analytics mais holística a partir de dados de todas as fontes de informações da Eletrobras, trazendo melhores insights e em menor espaço de tempo para a tomada de decisões do negócio.
Ibovespa
A ação ELET3 encerrou o dia 5 de dezembro de 2022 cotada em R$ 43, enquanto a ação ELET6 encerrou cotada em R$ 46,03.
- Quer saber mais sobre a Eletrobras (ELET3) e aprender a investir com assertividade? Clique aqui!





