Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Braskem (BRKM5): taxa de utilização permanece abaixo da média

Braskem (BRKM5): taxa de utilização permanece abaixo da média

A Braskem (BRKM5) informou que as taxas de utilização das unidades industriais da companhia no quarto trimestre de 2023 (4TRI23), bem como da indústria, permaneceram em patamares abaixo da média histórica em função do desequilíbrio entre oferta e demanda global, com a taxa de eteno ficando em 66%, abaixo dos 72% do 4TRI22. A informação está no relatório de produção e vendas.

A petroquímica divulgou também que, adicionalmente, a taxa de utilização do Brasil foi impactada pela realização da parada programada de manutenção no complexo petroquímico da Bahia. Por outro lado, a recuperação dos níveis de produção no México foi considerado um destaque positivo do trimestre, que havia sido impactada por uma parada não programada no trimestre anterior.

No acumulado do ano, a taxa de utilização do eteno ficou em 71% contra 78% do ano anterior. A empresa informou no relatório que essa redução foi inferior em 7 pontos percentuais em função, principalmente, da adequação de produção durante o ano devido ao menor crescimento da demanda global; e também da parada programada de manutenção na central petroquímica baiana no último trimestre do ano passado.

Leia:

Taxa de utilização de eteno, segundo a Braskem (BRKM5)

Braskem (BRKM5) tem aumento no exterior

Porém, no cenário internacional, a performance das unidades da empresa foi de aumento. Nos Estados Unidos e na Europa, a taxa de utilização foi de 82% ante 75% do 4TRI22, uma elevação de 7 pontos percentuais (p.p.).

Publicidade
Publicidade

No acumulado de 2023, ficou em 81% contra 80% do ano anterior, uma variação positiva de apenas 1 ponto, segundo o relatório da Braskem (BRKM5).