Fundos Imobiliários
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
FIIs: Os imóveis estão em liquidação

FIIs: Os imóveis estão em liquidação

Felipe Paletta

Felipe Paletta

06 Jul 2022 às 02:31 · Última atualização: 06 Jul 2022 · 5 min leitura

Felipe Paletta

06 Jul 2022 às 02:31 · 5 min leitura
Última atualização: 06 Jul 2022

foto de prédios: fiis e imóveis em liquidação

Reprodução/Pixabay

Talvez você ainda esteja se acostumando com a ideia de investir em imóveis através dos fundos imobiliários. Ou já o faz há bastante tempo e, agora, só está atrás de informações úteis para tomar decisões. 

Cumprindo meu papel, estou aqui para te dizer quão bom o momento está para investir em FIIs. Os imóveis estão em liquidação!

Nos últimos meses, as oportunidades de investimento em fundos imobiliários só fizeram melhorar. 

Primeiro, a pandemia levou a taxa de juros no Brasil lá pra baixo e – como se criasse condições maravilhosas para a tomada de risco – toda aquela discussão sobre a tributação dos dividendos dos FIIs acabaram com a festa e fizeram de 2020 e 2021 anos medíocres. 

E quando as coisas pareciam melhorar, a inflação empurrou os juros novamente para cima, mantendo os preços dos fundos imobiliários praticamente parados nos últimos dois anos. 

Foram tempos difíceis para os fundos de tijolos. 

Mas as coisas parecem próximas de mudar. 

A economia real mostra sinais – lentos, porém consistentes – de melhora, com trajetória ascendente para preços de imóveis e aluguéis. 

A boa notícia é que, até este momento, grande parte dos fundos imobiliários pouco reflete essa melhora. 

Boa notícia porque ganhamos tempo para aportar na bacia das almas. 

Digo isso especialmente porque os imóveis físicos já estão se valorizando há alguns meses.

Eu mesmo me aproveitei dos juros em 2% para comprar um imóvel e já o vi valorizar mais de 20% em poucos meses. 

Mas, agora, diferentemente de um ano atrás, vejo oportunidades muito melhores na bolsa, através dos FIIs, do que fisicamente.

Como eu cheguei a essa conclusão? 

Vejamos. 

Dos mais de 370 fundos listados na Bolsa brasileira, mais de 210 negociam com descontos em relação ao valor patrimonial de suas cotas: o famoso P/VP.

Mais do que isso, mais de 100 FIIs negociam com descontos de mais de 20% em relação ao valor dos seus imóveis.

Insisto ainda que parte da contabilização do valor patrimonial dos fundos apresenta defasagens que, quando corrigidas, têm tudo para reforçar a grande janela de oportunidades que se abre. 

Isto é, o mercado está sendo momentaneamente irracional. E quando isso acontece, os espertos ganham dinheiro. 

Imóveis em liquidação: dividendos isentos de IR

Investir em fundos imobiliários agora pode te garantir mais de 9% de dividendos isentos de imposto de renda no ano – o que seria equivalente a 10,5% de rendimento bruto -, com um potencial de ver suas cotas e os imóveis dentro do seu portfólio se valorizando acima de 15%.

Pausa dramática: com a metade do risco de investir em ações!

Confesso que não é sempre que uma oportunidade como essa se abre, por isso recomendo que aproveite essa oportunidade e me ouça atentamente.

Enquanto as ações estão no zero a zero desde novembro do ano passado, os FIIs que recomendei aqui pela Monett já se valorizaram em mais de 10%. 

Por isso, sou convicto de que uma porção de FIIs faz bem para a carteira de qualquer pessoa. E uma boa maneira de começar é fazendo o fácil. 

Compre fundos imobiliários bem diversificados, com bom histórico de distribuição de dividendos, bons inquilinos, boa equipe de gestão – por um preço razoável. 

Falar é fácil, o difícil é selecionar sozinho(a). Por isso vou dar um breve exemplo. 

Um fundo imobiliário que me chama atenção no momento é o HGBS11.

Esse é um fundo antigo, gerido por uma das melhores gestoras brasileiras (Hedge Investments) e com um dos portfólios de shopping center mais qualificados da indústria.

Seu portfólio é composto por mais de 15 shoppings, na maior parte concentrados na região sudeste do país – por onde o país tende a se recuperar primeiro. 

Como todo o setor, o HGBS11 sofreu com a pandemia. Perdeu alguns inquilinos, o faturamento dos lojistas caiu e foi preciso dar descontos no valor do aluguel. Mas os imóveis estão ali, prontos para voltar a gerar resultado. 

Enquanto o fundo distribuiu menos de 6% de dividendos em 2021, já se espera uma distribuição acima de 8% em 2022, melhorando em 2023 e 2024.

O mercado, claro, não é bobo. Tudo isso já está começando a refletir em suas cotas – que se valorizaram 17% desde o começo do ano – e ainda vejo espaço para ganharmos um dinheiro honesto aqui.

Por isso eu digo: se oportunidades como essa te interessam, posso te garantir que de onde veio essa tem muito mais.

P.S.: fica o convite para você entrar no meu canal do Telegram. Todos os dias eu posto informações e dicas que podem te ajudar a ganhar mais dinheiro com FIIs e Ações.

Por Felipe Paletta, analista da Monett.

Para saber mais sobre FIIs e oportunidades com imóveis em liquidação, preencha o formulário que um assessor da EQI Investimentos irá entrar em contato!

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias