Moedas
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Ptax: entenda quando e como acontece a formação da taxa de câmbio

Ptax: entenda quando e como acontece a formação da taxa de câmbio

Claudia Zucare

Claudia Zucare

30 Ago 2022 às 14:36 · Última atualização: 30 Ago 2022 · 2 min leitura

Claudia Zucare

30 Ago 2022 às 14:36 · 2 min leitura
Última atualização: 30 Ago 2022

foto de dólares

Reprodução/Pixabay

Todo último dia do mês, como amanhã, 31 de agosto, é dia de formação de Ptax. Mas você sabe o que isso quer dizer?

“Ptax é uma ‘briga’ mesmo no mercado, para o dólar vir para cima ou para baixo, dependendo da posição do investidor, se comprado ou vendido”, explica Alexandre Viotto, head de câmbio e comércio exterior da EQI Investimentos.  

Por conta dessa “briga”, o dia, em geral, tende a ser mais movimentado, com dólar oscilando bastante. Então, prepare-se!

O que é a Ptax?

Mesmo sendo calculada diariamente, ela tende a ter mais volatilidade no último pregão do mês. Isto ocorre porque é a cotação desta data que será utilizada para diversos contratos cambiais do mês seguinte.

O cálculo da Ptax se dá em janelas de apurações do Banco Central ao longo de todo o dia junto às instituições financeiras. Cada uma informa uma taxa de compra e venda para cada um dos horários de apuração. O Banco Central, então, exclui as duas maiores e duas menores, e faz uma média.

Após a divulgação do Banco Central para a Ptax, o que ocorre por volta das 13h30, começa a tal “briga”, com muita volatilidade, com todos buscando a melhor taxa.

Por que a Ptax tem esse nome?

O nome se refere à PTAX800, uma transação do Sistema do Banco Central (Sisbacen) para consulta de taxa de câmbio que foi desativada em 2014.

Quer saber mais sobre Ptax e conseguir o melhor câmbio? Fale com um assessor da EQI Investimentos.

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias