Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Óbvio Adams: como resolver problemas de maneira simples e prática

Óbvio Adams: como resolver problemas de maneira simples e prática

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

19 Nov 2020 às 13:00 · Última atualização: 08 Jun 2022 · 3 min leitura

Redação EuQueroInvestir

19 Nov 2020 às 13:00 · 3 min leitura
Última atualização: 08 Jun 2022

Óbvio Adams

Ir direto ao ponto, usar o bom senso ao decidir questões complexas de forma prática e sem complicações. Este é o mote do livro “Óbvio Adams. A História de Um Empresário de Sucesso”.

Escrito pelo executivo Robert R. Updegraff quando tinha 27 anos, a história surgiu primeiro em formato de conto em 1916. Depois, transformou-se em livro e virou um best-seller.

Na época, o New York Times afirmou “Um jovem que esteja procurando sucesso no mundo da propaganda deveria ter ‘Adams Óbvio’ como seu manual. Na verdade, todo jovem em busca de sucesso em qualquer setor, pode ser ajudado pelo talento demonstrado neste livro”.

Updegraff queria mostrar para as pessoas (e especialmente àquelas ligadas ao mundo dos negócios) uma forma simples de encarar as coisas: olhando para o óbvio. Na visão dele, essa é uma ferramenta poderosa para resolver problemas e chegar ao sucesso.

Com dicas bem-humoradas e simples, espelhadas em situações reais e com exemplos de empresas e produtos, Robert R. Updegraff expõe princípios para identificar a obviedade.

Óbvio Adams é uma das leituras recomendadas pelos especialistas da EQI Investimentos. São obras que eles leram, gostaram e indicam.

Leia também: 24 livros para inspirar investidores e empreendedores

O publicitário óbvio

A história do livro é contada por meio do personagem Oliver Adams. O publicitário é uma pessoa comum, mas tem uma característica especial: vai sempre direto ao ponto.

Em muitas ocasições, empresas e pessoas criam complexas formas de vendas, de publicidade ou de administração. Mas tudo que precisam é, na verdade, buscar o óbvio.

Seguindo este conceito, se você conseguir passar uma mensagem que lhe pareça óbvia, provavelmente ela vai parecer óbvia também para as outras pessoas – inclusive os clientes.

Para mostrar na prática como lidar com as coisas simples na vida o autor classificou em “Óbvio Adams” 5 maneiras de testar a obviedade de idéias e planos e 5 sugestões para se reconhecer e fazer o óbvio.

  •  Clique aqui para comprar na Amazon  Óbvio Adams 

Os princípios de “Óbvio Adams”

Na história, Adams ajudou diversas empresas a se revigorarem, sempre aplicando sua filosofia de obviedade, objetividade e simplicidade a partir de uma análise detalhada e refletida.

Assim, o autor Robert Updegraff definiu alguns princípios para ajudar as pessoas que gostam de ideias brilhantes e planos engenhosos e que o óbvio nem sempre é facilmente evidenciado.

Os cinco princípios “Óbvio Adams”:

  1. Após serem descobertas, todas as respostas são óbvias;
  2. O óbvio está em harmonia com a natureza humana;
  3. O óbvio não gasta papel;
  4. O óbvio brilha no olhar das pessoas;
  5. O óbvio tem hora certa.

Depois, o autor sugere que o processo de convencer outras pessoas deve ser feito com cuidado, pois as pessoas precisam de tempo para amadurecer e entender. Assim, devemos explicar sempre com clareza e simplicidade e deixar que os outros façam as perguntas que forem necessárias.

As 5 perguntas para se chegar ao óbvio:

  1. Dá para simplificar?
  2. Que tal inverter o processo?
  3. Quem opina vai comprar?
  4. Ainda sai coelho desta toca?
  5. O que está bom pode ficar melhor?
A retomada das Criptos?
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias