Algumas pessoas que estão iniciando no mundo dos investimentos confundem trader com investidor. Neste artigo, você entenderá a diferença entre esses dois players do mercado financeiro.
Mas, antes é preciso ressaltar que ambos os participantes são fundamentais para o bom funcionamento do sistema financeiro. Isso porque basicamente um fomenta a liquidez para o mercado e o outro financia os projetos das empresas.
Trader
O trader é um especulador do mercado financeiro, por isso não está interessado na qualidade do ativo. Ao realizar um trade, o indivíduo deseja se aproveitar de um movimento pontual de preço, de modo a obter algum retorno financeiro na operação.
Portanto, o método de análise mais utilizado para esse tipo de atividade é a abordagem gráfica ou técnica. Esse mecanismo avalia o volume negociado de determinada série de preços para identificar padrões na oscilação de preço do ativo.
Para isso, o trader usa gráficos para aproveitar oportunidades de ganho no curto prazo.
Investidor
Diferentemente do trader, o investidor procura ativos de qualidade e segurança para o longo prazo. Sendo assim, ao realizar um investimento, o investidor abre mão de usar os recursos agora para receber o capital acrescido de juros mais a frente.
Desse modo, a oscilação de preços no curto prazo, não interessa muito para investidor.
Entendida a diferença entre trade e investimento, cabe a cada um escolher a abordagem mais aderente ao seu perfil e objetivo. Pois, dada a complexidade do mercado financeiro não é possível determinar qual estilo de investimento é o melhor.






