Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira estará no Macro Day 2022

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira estará no Macro Day 2022

Osni Alves

Osni Alves

01 Ago 2022 às 09:26 · Última atualização: 01 Ago 2022 · 4 min leitura

Osni Alves

01 Ago 2022 às 09:26 · 4 min leitura
Última atualização: 01 Ago 2022

Imagem mostra o parlamentar Arthur Lira em discurso.

O deputado Arthur Lira discursa durante sessão para eleição dos membros da mesa diretora da Câmara dos Deputados.

O presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira estará no Macro Day 2022, evento do BTG Pactual (BPAC11) totalmente online e gratuito que acontece dia 18 de agosto. Inscreva-se aqui.

O parlamentar de 53 anos é, atualmente, um dos homens mais poderosos da República. Isso porque o Brasil é uma República Federativa, o que significa dizer que os entes federativos (Estados) têm autonomia.

A partir dessa premissa, se faz necessário que a população eleja seus representantes que, desta forma, vão defender o interesse de seus Estados e Municípios. Neste “organograma”, o presidente da Câmara, juntamente com o presidente do Senado, tem uma tarefa nada sutil.

Eles precisam condensar o interesse dos demais parlamentares, de maneira a possibilitar que a pauta do Congresso avance, bem como a pauta do próprio governo federal. Em caso de desalinhamento, as propostas de ambas as partes ficam trancadas.

Imagem mostra o deputado Arthur Lira.

As atribuições de Arthur Lira como presidente da Casa

Quem olha com um certo distanciamento pode considerar uma função simples. Ledo engano, pois a Casa tem 516 deputados dos mais variados perfis, bem como dos mais diversificados vieses políticos. Há partidos progressistas e outros conservadores.

O próprio Lira está, atualmente, no Partido Progressista (PP), mas já passou por outras siglas. Entretanto, na condição de presidente da Câmara, ele deve estar, em tese, acima das bandeiras partidárias e seu trabalho consiste em organizar e dar fluxo aos trabalhos do Congresso.

Natural de Maceió, ele é advogado, agropecuarista, empresário e político. Deputado federal por Alagoas, é o 55º Presidente da Câmara dos Deputados. Também é considerado um dos líderes do bloco suprapartidário conhecido como “centrão”.

Outra atribuição altamente relevante do cargo que Lira ocupa é que, como presidente da Câmara, ele é o segundo na linha de substituição do Presidente da República. Ou seja, se o Chefe do Poder Executivo precisar se ausentar, e seu vice não puder assumir o posto, Lira assume.

Ele também integra os conselhos da República e da Defesa Nacional, bem como decide sobre a convocação extraordinária do Congresso Nacional, em caso de urgência, mas isto em conjunto com o presidente do Senado que hoje é o senador mineiro Rodrigo Pacheco (PSD).

O fator política como variável em investimentos

O investidor que considera apenas os componentes econômicos e financeiros para formatar sua carteira deixa de fora um dos elementos que podem beneficiar ou prejudicar o mercado de capitais, ainda que não intencionalmente.

Acontece que o componente político é extremamente importante e ele é formado pelas políticas elaboradas pelo Poder Público, bem como pela postura e declarações de seus representantes, especialmente os do primeiro escalão.

Imagine que uma autoridade política dê uma declaração acerca da implantação de uma refinaria em determinada região do país. Essa fala repercutirá nas ações de petroleiras listadas na bolsa brasileira. O mesmo vale para o setor de mineração, aviação, telecomunicações e por aí vai.

Na prática, se a declaração é positiva, as casas de análise poderão avaliar as ações atreladas de maneira considerar um crescimento à frente, ou de imediato, como já aconteceu. De igual modo, se a declaração é negativa, as corretoras poderão visualizar uma queda no preço das ações, bem como no capital das próprias companhias correlacionadas.

Essa é a razão pela qual se faz importante ouvir autoridades políticas do calibre de Lira, visto que se trata de ano eleitoral e ele sabe, melhor do que a maioria, o que se passa nos bastidores do Poder.

E o mercado tem muito interesse em saber como andam as Reformas de que o país precisa, bem como os vieses ideológicos encontrados nos corredores de Brasília.

No mundo digital e globalizado de hoje, quem pisca corre o risco de deixar passar algum componente importante: informação, projeto de lei, declaração, interesse, viés e afins.

  • Quer saber mais sobre Arthur Lira e aprender a investir com assertividade? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias