Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Cantu Store, e-commerce de pneus, está na fila para IPO

Cantu Store, e-commerce de pneus, está na fila para IPO

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

30 Out 2021 às 10:00 · Última atualização: 30 Out 2021 · 6 min leitura

Redação EuQueroInvestir

30 Out 2021 às 10:00 · 6 min leitura
Última atualização: 30 Out 2021

Cantu Store

O Grupo Cantu Store, e-commerce especializado em pneus, está na fila para IPO (Oferta Pública Inicial).

A empresa é uma plataforma de tecnologia e logística que oferece soluções completas para pneus, guiando compradores e dando suporte a vendedores.

Vamos conhecer melhor a companhia?

Cantu Store: História da empresa

O Grupo Cantu Store está entre os principais players de e-commerce especializado em pneus do Brasil, e acredita ser um dos maiores distribuidores deste produto no país.

Possui uma plataforma omnichannel, que conta com e-commerce próprio. Também atua em Marketplaces diversos, vendas diretas por representantes comerciais e vendedores externos e televendas. Entre março e setembro, o grupo atingiu mais de 300 mil clientes no país.

A companhia está entre os maiores vendedores de pneus de todos os marketplaces nos quais está presente. E também está posicionado entre os maiores vendedores em geral de algumas plataformas de e-commerce.

Ao longo de sua história, que começou em 2007 no estado do Paraná, com foco no fornecimento de pneus de caminhões comerciais para frotas (B2Fleet), o grupo expandiu suas operações e conquistou uma posição relevante no segmento de pneus do país.

Em 30 de setembro de 2021, o Grupo contava com 26 filiais em 17 unidades federativas. Sendo quatro Centros de Distribuição, localizados em Itajaí/SC, Jaboatão dos Guararapes/PE, Barueri/SP e Serra/ES. O que ajudam a consolidar sua posição no território nacional.

O Grupo é um dos pioneiros da venda online de pneus, tendo iniciado suas operações junto aos marketplaces em 2013.

Está entre os principais distribuidores de algumas marcas internacionais no país. Entre elas estão DRC, ATLAS, AEOLUS, CEAT, CHALLENGER, TORNEL, JK, KUMHO, APTANY, FARROAD, IRIS, KUMHO, AOSEN e CEAT.

Já para compras nacionais, se caracterizam pelas marcas: Michelin, Pirelli, Goodyear, Bridgestone, Firestone e Continental. Recentemente lançou marcas próprias de pneus para os canais B2B e B2Fleet, SpeedMax e para o canal B2C, Itaro. A ideia é oferecer um portfólio mais completo para os consumidores.

Cantu Store

Em 12 meses, vendas de 2,4 milhões de pneus

Com mais de 3400 SKUs vendidos de março a setembro de 2021 em todos os segmentos que atua, e mais de 34% das vendas através do varejo online B2C em 30 de setembro de 2021, o grupo considera estar entre os maiores players de venda de pneus omnichannel no Brasil.

Nos últimos 12 meses o Grupo vendeu mais de 2,4 milhões de pneus. Este é um dos principais fatores que faz a empresa acreditar estar entre as principais do mercado.

Atualmene, suas atividades se concntram em duas frentes de negócio por meio de duas marcas de oferta:

  • PneuStore, varejista online B2C (34% da receita total no período de nove meses findo em 30 de setembro de 2021)
  • CantuPneus, marca de oferta com foco em distribuição B2Fleet (41% da receita total período de nove meses findo em 30 de setembro de 2021) e B2B (24% da receita total período de nove meses findo em 30 de setembro de 2021) através de uma estratégia omnichannel.

Assim, por estar presente em mais de 50% dos estados, é capaz de efetuar a entrega ao cliente no prazo de até 24 horas após o faturamento do pedido, caso o produto adquirido esteja disponível no estoque de uma das filiais que esteja até 500km de distância do cliente.

Sobre o IPO da Cantu Store

A empresa registrou pedido de IPO na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) em 21 de outubro e quer ser listada no Novo Mercado da B3.

A oferta será primária (quando os recursos vão para o caixa da empresa) e secundária (quando os atuais acionistas vendem parte de suas ações).

Os recursos captados no IPO devem ser usados para capital de giro da empresa, investimentos em private label (marcas próprias), projetos e novos negócios e reorganização societária.

A oferta é coordenada por Itaú BBA, BTG Pactual, JP Morgan e Citi.

Principais fatores de risco

  • A Cantu Store poderá não ser capaz de implementar com sucesso sua estratégia de negócios, o que poderá afetar adversamente seus resultados e o valor das ações de sua emissão.
  • Os resultados operacionais da Companhia poderão ser impactados por alterações na legislação tributária brasileira ou em suas interpretações, por resultados desfavoráveis de contingências tributárias ou pela modificação, suspensão, cancelamento ou a não renovação dos benefícios fiscais e/ou incentivos fiscais.
  • A Companhia opera por meio de canais distintos (vendas físicas, filiais, marketplaces e e-commerce) e a eventual falha na integração desses canais poderá impactar negativamente seus negócios.
  • A Companhia pode não ser capaz de aumentar sua participação de mercado.
  • A empresa pode não ser capaz de manter e aprimorar suas marcas, não conseguir desenvolver novos produtos com sucesso ou pode receber reclamações desfavoráveis de clientes ou publicidade negativa, o que pode afetar adversamente suas marcas e suas vendas.

Pontos fortes da Cantu Store

A CantuPneus é a marca de distribuição que tem como alvo os frotistas. Estes são clientes finais pessoa jurídica, que adquirem o pneu para utiliza-lo em suas operações. Isto se dá por meio do canal B2Fleet. Além de revendedores de pneus, como lojas, autocenters, borracharias e varejistas em geral, através do segmento B2B.

A empesa atua principalmente no segmento de PMEs (empresas de pequeno e médio porte). Possui mais de 17 mil clientes no segmento B2Fleet e mais de 6 mil no segmento B2B em sete meses (clientes que compraram de março a setembro de 2021).

Outra estratégia da companhia é reduzir a necessidade de estoque por parte de seus clientes. Visto que possui os produtos para pronta-entrega, e com entrega rápida. Assim, consegue apoia seus clientes através de formas de pagamento especiais.

Abaixo estão os principais pontos fortes da empresa:

  • Liderança nacional alavancada por um modelo de negócios digital único;
  • Baixa concentração de clientes e diferentes alternativas de fornecedores;
  • Atuação em grande parte do território nacional, com sistema logístico de qualidade respaldado por soluções omnichannel;
  • Governança sólida com equipe de gestão altamente qualificada e experiente, em um ambiente com cultura organizacional forte;
  • Performance consistente ao longo dos diferentes ciclos econômicos;
  • Grupo com cultura alinhada nos princípios ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), com iniciativas voltadas para as três frentes.

Outras estratégias da Cantu Store

  • Expansão do número de filiais e Centros de Distribuição como meio de consolidar a presença nacional do Grupo Cantu Store, reduzir tempo de entrega e aumentar a satisfação do cliente;
  • Ampliação do sortimento para novos produtos e categorias e desenvolvimento das marcas próprias;
  • Desenvolvimento da plataforma omnichannel para maximizar a experiência do cliente;
  • Investimento em marcas próprias (private label);
  • Ampliação dos serviços oferecidos aos clientes;
  • Oportunidades de expansão inorgânica em diferentes segmentos.

Indicadores econômico-financeiros

 Cantu Store

A retomada das Criptos?
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias