TRABALHO

Taxa de desemprego cai ao menor nível desde fevereiro de 2015

A taxa de desemprego, apurada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), caiu no segundo trimestre do ano, para 7,9% ante 8,5% do trimestre anterior e 1,2 ponto percentual abaixo do mesmo período do ano passado, que havia atingido 9,1%. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse é a menor taxa de desocupação desde o trimestre móvel terminado em fevereiro de 2015.

“Esse recuo no trimestre encerrado em julho ocorreu principalmente pela expansão do número de pessoas trabalhando”, explica Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílio. 

Já a população desocupada ficou em 8,5 milhões de pessoas, uma queda de 6,3% em relação ao trimestre anterior e de -3,8% se comparado ao mesmo período de 2022.

Na comparação trimestral, o número de pessoas ocupadas voltou a crescer após dois trimestres em queda, chegando a 99,3 milhões, um aumento de 1,3% em relação ao período de fevereiro a abril, com 1,3 milhão de pessoas a mais.

A pesquisa mostrou ainda que a população ocupada (em 99,3 milhões) cresceu 1,3% no trimestre – ou seja, um acréscimo de 1,3 milhão de pessoas – e acumula alta de 0,7% (mais 669 mil pessoas) no ano. O nível da ocupação, que é o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, foi estimado em 56,8%.

Quer ganhar DIVIDENDOS 
O ANO TODO?

Acesse a AGENDA DE DIVIDENDOS e tenha um ano inteiro de renda passiva.

Agenda de dividendos