CONFLITO

Hamas: o que defende o grupo extremista que invadiu Israel?

O Hamas, grupo extremista islâmico armado, reivindicou a autoria dos ataques que resultaram em centenas de mortos e feridos em Israel no último sábado (7). 

O Hamas é uma das maiores organizações entre os grupos islâmicos que operam nos territórios palestinos, que incluem a Faixa de Gaza e a Cisjordânia.

Fundado em 1987 por um dissidente da Irmandade Muçulmana, o Hamas é uma sigla que representa o Movimento de Resistência Islâmica. Suas três principais ideias fundadoras incluem a promoção da religião, prática de caridade (um preceito do Islã) e a luta contra Israel.

No final dos anos 1980, o grupo surgiu como uma resposta à resistência palestina contra o controle militar israelense sobre a Faixa de Gaza e a Cisjordânia. O Hamas possui tanto uma ala política quanto uma militar, sendo que desde 2007 controla a Faixa de Gaza.

O Hamas recusa até hoje reconhecer o direito de Israel existir como uma nação, defendendo, com base em interpretações do Islã, a criação de um Estado Palestino e a retirada dos judeus da região.

Quer ganhar DIVIDENDOS 
O ANO TODO?

Acesse a AGENDA DE DIVIDENDOS e tenha um ano inteiro de renda passiva.

Agenda de dividendos