Rússia vai limitar exportações de gasolina e diesel temporariamente
O governo da Rússia anunciou que vai limitar temporariamente as exportações de gasolina e diesel. A iniciativa tem o objetivo de evitar escassez no mercado interno, segundo informações das agências de notícias Reuters e AFP.
Nesta semana, o preço da gasolina disparou no mercado doméstico russo para uma máxima histórica. A movimentação, em parte, ocorreu devido ao enfraquecimento do câmbio, o rublo, além do aumento dos preços internacionais do petróleo.
O anúncio da Rússia ocorre semanas depois de o país ter decidido prolongar um corte voluntário nas exportações de petróleo até ao final do ano, relembra a AFP. A medida é coordenada com a Arábia Saudita, a fim de sustentar os preços globais.
Segundo o Ministério da Energia russo, o governo introduziu uma restrição temporária às exportações para estabilizar o mercado interno. As medidas a serem introduzidas ainda não foram anunciadas pelo país.
O aumento dos preços dos combustíveis na Rússia ocorre em um momento em que o Banco Central russo alertou que o crescimento econômico deverá enfraquecer no segundo semestre de 2023, com a inflação acima da meta da autoridade monetária, em 4%.
A Rússia se tornou o maior fornecedor externo de diesel ao Brasil nesteano. O país, sob os efeitos de sanções comerciais da Europa após a invasão da Ucrânia, deixou os Estados Unidos – tradicionais exportadores do combustível ao Brasil – para trás.
Quer ganhar DIVIDENDOS O ANO TODO?
Acesse a AGENDA DE DIVIDENDOS e tenha um ano inteiro de renda passiva.