Com o cenário de juros baixos, o investidor pode ficar com dúvida se vale a pena investir em títulos públicos. A resposta depende do perfil e do objetivo de cada um.
Mas, para executar uma boa diversificação, é necessário reunir ativos líquidos e seguros contrabalanceado com aplicações mais arriscadas e menos líquidas. Desta forma, alocar em títulos públicos ainda é uma excelente alternativa para o investidor. Isso acontece porque o programa Tesouro Direto possui diferentes possibilidades de investimento.
Tesouro Selic
Entre as opções disponíveis no Tesouro Direto, a aplicação no Tesouro Selic é uma ótima alternativa para reserva de emergência em razão de sua liquidez e segurança. Motivo: esse investimento tem liquidez diária e acompanha a variação da taxa básica de juros. Outro ponto é que os títulos públicos federais são os ativos mais seguros do país, pelo menos em tese.
O programa do governo conta ainda com títulos prefixados ou indexados à inflação. O Tesouro IPCA, mesmo com taxas baixas, deve ser avaliado como uma opção de investimento para aposentadoria. Ele é corrigido pela inflação mais uma parte fixa, garantindo ganho real para o investidor no vencimento do título.
Para quem deseja obter retornos expressivos no curto prazo, talvez a curva de juros já esteja precificada, inviabilizando as chances de ganho de capital ou de carrego por meio da marcação a mercado.
Títulos públicos ou ações?
Com a Selic no menor patamar histórico, especialistas afirmam que o investidor deverá correr mais riscos para obter melhor rentabilidade. Por isso, observamos nos últimos anos um fluxo migratório dos títulos públicos para a bolsa de valores. Mas, será que o investidor deve abonar os títulos públicos pelo investimento em ações?
É verdade que investimentos em ações podem ser bem atrativos. Entretanto, não é aconselhável aplicar todo o capital em uma única classe de ativo, ainda mais tratando-se de renda variável. Desta forma, mesmo com as taxas de juros baixas os títulos públicos continuam sendo uma boa pedida.
LEIA MAIS:
Fundo de emergência: saiba onde aplicar para uma liquidez diária
Money Week: conheça o maior evento online de investimentos do Brasil
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.






